O Circuito CAIXA de Maratoninha movimentou Goiânia neste domingo (02) e reuniu 1.180 crianças no Parque Areião, 18% a mais que o ano passado, sendo a maioria delas de escolas e entidades municipais. O evento teve como padrinho o ex-atleta olímpico, Edson Luciano que fez a entrega dos prêmios a alguns vencedores.
A prova reuniu crianças de 06 a 12 anos de idade (todas que participaram ganharam uma medalha) e emocionou pais e familiares que lotaram as arquibancadas e imediações do Parque Areião. Foram quarenta baterias, sendo algumas delas compostas por crianças com necessidades especiais. A cada largada, os torcedores (a maioria familiares) se emocionavam com a disposição das crianças e aplaudiam de pé os pequenos atletas.
Os vencedores de cada bateria ganharam uma bicicleta. A grande maioria das crianças era carente e de bairros da periferia de Goiânia e Aparecida de Goiânia, como Bairro São Domingos, Jardim São Conrado, Colina Azul, Residencial Itaipu e Bairro da Floresta. Este ano vieram também crianças até mesmo de Britânia, que ganharam cinco baterias.
A Superintendente Regional da CAIXA no Sul de Goiás, Marise Fernandes de Araújo, que abriu a Maratoninha, falou da alegria da CAIXA em promover um evento tão significativo para o esporte e para a formação de cidadãos e a integração entre os pais e filhos.
O evento contou também com animadores, tenda para brincadeiras e cama elástica, além dos bonecos Poupançudos, oito personagens divertidos e coloridos, que representam a poupança da Caixa Econômica Federal. Por meio dos bonecos, as crianças são incentivadas a ter o hábito de poupar e a fazer um planejamento financeiro.
Padrinho
Edson Luciano Ribeiro nasceu em Bandeirantes (PR), em 8 de dezembro de 1972. Desde o Campeonato Mundial de Gotemburgo, em 1995, ele sempre esteve no quarteto titular do revezamento 4x100m, que conquistou as medalhas olímpicas de bronze em Atlanta 1996 e de prata em Sydney 2000.
A equipe esteve nas finais da prova nos Mundiais de Gotemburgo, Atenas 1997, Sevilha 1999, Edmonton 2001 e foi medalha de prata em Paris 2003. Bicampeã pan-americana em Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003, o time ainda chegou à final olímpica em Atenas 2004.
Aos 38 anos, o ex-velocista está no último ano do curso de Educação Física e espera trabalhar como técnico da modalidade que o consagrou. Enquanto isso, também auxilia a equipe de atletismo de Franca, cidade do interior de São Paulo onde mora.
Heróis do Atletismo
A CAIXA (caixa.gov.br) e a Confederação Brasileira de Atletismo (cbat.com.br) desenvolvem o Programa Heróis Olímpicos que cria oportunidades para que as novas gerações conheçam a história do atletismo, preservando a memória dos campeões, além de difundir a prática do esporte entre crianças e jovens. O ‘Heróis’ reúne ganhadores de medalhas olímpicas, como Joaquim Cruz, Robson Caetano, Claudinei Quirino, Nelson Prudêncio, Vanderlei Cordeiro, André Domingos, Edson Luciano, Arnaldo Oliveira, Claudio Roberto Sousa.
Fonte: Assessoria de imprensa