Já está disponível no site do Ministério dos Esportes o acesso para cadastramento dos integrantes das principais torcidas organizadas do Estado no projeto Torcida Legal, que tem o objetivo de definir medidas para prevenção à violência nos estádios a partir da regularização das organizadas.
A iniciativa é fruto de um termo de ajustamento de conduta (TAC) intermediado com o Ministério dos Esportes pelo Ministério Público de Goiás, no qual também são signatários a Polícia Militar, a Federação Goiana de Futebol (FGF), a Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), os três maiores clubes de futebol de Goiás – Goiás, Vila Nova e Atlético – e as principais torcidas organizadas desses times: Força Jovem, Esquadrão Vilanovense, Sangue Colorado e Dragões Atleticanos
O termo foi assinado no último dia 12, na sede do Ministério Público de Goiás e contou com a presença do representante do ministro do Esporte, Orlando Silva, Ricardo Gomyde. Goiás foi o quinto Estado a assinar o documento estabelecendo o cadastro dos torcedores. Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais também já celebraram o ajustamento de conduta e a perspectiva do ministério é que o trabalho seja concluído até abril de 2012 em todo o País.
Nesta primeira etapa, os torcedores deverão fazer o pré-cadastro on-line no site do Ministério do Esporte (www.torcidalegal.gov.br). Na segunda etapa, o torcedor deverá fazer a apresentação de documentos e submeter-se à coleta de dados biométricos e ao registro fotográfico, que será feito em data a ser agendada pelo ministério. Somente após esta segunda etapa o cadastro estará concluído. (Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)
Fonte: MP/GO