O tempo de chuvas começou, mas com a água vieram os problemas com energia elétrica. Tem sido rotina para muitos moradores ficar sem o fornecimento de energia assim que começa a chuva. De acordo com a Companhia Energética do Estado de Goiás, CELG, o serviço de manutenção da rede é executado normalmente. Saiba como funciona este serviço dentro da Companhia em entrevista com o Superintendente de Operação do Sistema da CELG, João de Oliveira.

Rádio 730: Qual o funcionamento dentro da Celg quando a reclamação de um morador chega?

João de Oliveira: Toda reclamação do nosso consumidor é feita através do 0800-62-0196, que é o Call Center. Toda reclamação gera, para o centro de operação da Distribuição, uma ocorrência. Isso é automático, cai na tela do computador da mesa do operador de distribuição essa ocorrência. Nós tempos o controle automatizado de localização e distância de todos os veículos de manutenção a este consumidor. O operador vai despachar o veículo mais próximo para atender a esta ocorrência. Mas quando você tem um excesso de ocorrências, como em dias de chuva muito forte, nós damos prioridade aos grandes aglomerados de consumidores que são os transformadores, hospitais, para depois atender as unidades individualizadas. Portanto pode ser que alguma unidade individualizada tenha uma demora maior nesse atendimento, mas todas elas são registradas e controladas até a normalização do problema.

Rádio 730: Quantas equipes ficam de plantão normalmente na Celg e em momentos de crise o que a Companhia para intensificar o atendimento? foto2João de Oliveira: A Celg já tem uma preparação, uma programação para período de chuvas. Normalmente, durante este período, a gente aumenta o número de veículos. Em situações atípicas, outras áreas da Celg também disponibilizam equipes e nós chegamos a trabalhar com cerca de 120 veículos ao mesmo tempo para atendimento a todas estas contingências.

Rádio 730: Normalmente são quantos?

João de Oliveira: Normalmente, no período seco, temos 83. Obviamente estes 83 não ficam 24 horas à disposição, você tem uma disponibilização durante o período. Então normalmente neste período chuvoso você tem uma média de 60 entre as 8h00 e as 18h00.

Rádio 730: Isto na Região Metropolitana, mas para o interior do Estado como fica o atendimento? foto3

João de Oliveira: O processo é o mesmo. Só que hoje nós temos centralizado aqui em Goiânia, oque nós chamamos de COD de Goiânia, ele atende não só a Região Metropolitana como as regiões de Luziânia, Formosa, nordeste goiano, o mato grosso goiano e a região norte do estado. A região Sul, através dos COD de Morrinhos. A região Sudeste, através do COD de Rio Verde. Anápolis tem um COD também regionalizado, o procedimento é o mesmo: automatizado e com informações de satélite para os veículos. No período chuvoso estas regiões também recebem um número maior de veículos que são disponibilizados.