Enquanto Goiás e Vila Nova lutam desesperadamente para não disputarem a Série C no ano que vem, três torcidas brasileiras estão comemorando este fato. Ontem, Cuiabá, Oeste, de Itápolis (SP) e Santa Cruz garantiram o acesso da quarta para a terceira divisão.

O Santa Cruz diante de quase 60 mil pagantes segurou um empate em zero a zero contra o Treze e garantiu vaga nas semifinais e acesso para a Série C. No primeiro confronto, os dois times empataram em 3 a 3, em Campina Grande (PB). Por ter marcado mais gols fora de casa, os pernambucanos levaram a melhor na disputa.

Em Mirassol, o time da casa venceu o Oeste, de Itápolis (SP) por 3 a 1. Como no confronto de ida, a equipe visitante havia vencido pelo mesmo placar, a decisão foi para os pênalis. O Oeste venceu por 4 a 3 e irá disputar a Série C no próximo ano.

O Cuiabá não encontrou dificuldades para eliminar o Independente (PA). Depois de vencer o primeiro jogo em casa por 2 a 0, o time mato-grossense voltou a derrotar o rival, desta em Tucuruí, por 4 a 2. Em 2012, o futebol de Mato Grosso terá novamente representante na Série C.

A quarta vaga para a Série C está entre quatro equipes. Anapolina, Itumbiara, Villa Nova (MG) e Tupi (MG). A Anapolina enfrenta o Tocantinópolis se vencer por 5 gols de diferença ou por quatro desde que marque pelo menos cinco gols, estará classificada para a segunda fase, na qual enfrenta o Villa Nova (MG). Caso não consiga, o Itumbiara faz a partida de volta contra o time mineiro. No primeiro duelo, o tricolor goiano fez 3 a 1, no JK. O classificado de todo esse imbróglio define o acesso diante do Tupi.