O deputado federal Sandro Mabel reingressa no PMDB na manhã desta quinta-feira (20). A festa de filiação no partido acontece no Atlanta Music Hall e deve contar com a presença do presidente nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO), o líder do partido na Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (RN), e o líder do Governo no Senado, Romero Jucá (RR).

Também devem participar do evento o ex-prefeito Iris Rezende, o presidente estadual do partido, Adib Elias, o pré-candidato ao governo do PMDB, Vanderlan Cardoso, além de deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas.

Aliança PT-PMDB

Mabel retorna ao PMDB após 11 anos e já faz declarações polêmicas sobre a aliança com os petistas para 2012 e 2014. O deputado defende que o apoio ao PT à disputa à prefeitura de Goiânia precisa estar atrelado ao apoio dos petistas ao candidato do PMDB ao governo.

A posição de Mabel divide vereadores do partido em Goiânia. O líder do prefeito Paulo Garcia na Casa, Agenor Mariano, diz que a pretensão do PMDB é lançar candidatura ao governo com uma chapa forte e competitiva e que isso deve estar na mesa de negociação com os petistas.

“Por ser o maior partido de Goiás e de Goiânia, temos condições de lançar um candidato. Mas existe um respeito e um compromisso com outros partidos, com circunstâncias adequadas e essa mesma regra tem que valer para 2014. Tudo isso vai ser mensurado e a pretensão do PMDB é encabeçar a chapa de governador”, defende.

sandro-mabel-ae-TL
Neopeemedebista defende que apoio em 2014 seja colocado na mesa de negociações (Foto: Site Oficial)

Sobre uma possível candidatura de Mabel a prefeito, Agenor diz que essa é uma posição pessoal do deputado federal. “Ele é um homem com um currículo vasto, mas vale ressaltar que com toda a sua bagagem ele está chegando para somar com o partido. Uma possível candidatura dele, nesse primeiro momento, é de foro íntimo e pessoal”

Contudo, o vice-presidente da Câmara, Clécio Alves, é contrário ao debate de atrelar a eleição de 2012 com a 2014 e diz que Sandro Mabel foi infeliz nas declarações. “É uma incoerência pensarmos em 2014 antes de passarmos por 2012”, argumenta.

Vídeos

Vice-presidente da república, Michel Temer lamenta não estar presente na filiação, mas agradece a volta do deputado ao partido:

https://www.youtube.com/watch?v=oa1NvhfDHdw

Discurso de Daniel Vilela:

https://www.youtube.com/watch?v=8kNgQF71TOQ