Foi difícil como se esperava, mas também foi heróico como todo esmeraldino sonhava. Com um gol aos 45 minutos da etapa final, o Goiás conseguiu superar o Sport, o monstro da Ilha do Retiro e bateu os pernambucanos por 1 a 0. Com uma proposta segura, buscando os contra-ataques e sem sofrer muitos sustos na defesa, o Verdão volta para Goiânia com três pontos importantíssimos para fugir da zona do rebaixamento.

O gol esmeraldino foi marcado por Iarley, aos 45 minutos do 2° tempo, em contra-ataque mortal puxado por Rafael Tolói. Com o resultado, o time goiano chega aos 42 pontos, ficando na 13ª posição. Já o Sport, que almejava o G4 da Série B, permanece na 5ª colocação, com 48 pontos.

1° tempo

A proposta d Goiás era visível desde que a bola rolou: segurar o adversário durante todo tempo e só sair para o ataque “na boa”. O objetivo foi alcançado com louvor, pode-se dizer. O Goiás foi um time bem postado e não chegou a tomar muitos sustos, sustentando o placar. O primeiro a chegar no ataque foi o Verdão, aos 15 minutos, em chute de Guto que Magrão defendeu sem problemas. O Leão da Ilha respondeu aos 21, em chute de Renato que saiu a direita de Harlei. Aos 23, a chegada mais perigosa do Sport, com chute de Williams que Maylson passou lotado.

O ritmo lento das duas equipes parecia ser resultado do forte calor em Recife, antes das 16h da tarde, já que o horário de verão não vale para o Pernambuco. Por isso, a partida esquentou em dois lances seguidos. Aos 31, Williams tentou chute, mas Harlei agarrou, bem posicionado. Na sequencia, aos 32, Douglas tentou o chute de esquerda, na entrada da área, e a bola passou a esquerda do gol de Magrão.

As melhores chances, entretanto, estavam reservadas para os minutos finais da etapa inicial. Aos 39, o Goiás quase foi a rede com Guto, em cabeçada que Magrão já estava batido, mas a bola passou caprichosamente a direita do gol. Aos 41, foi a vez do Leão rugir e responder, em cobrança de falta de Wellington Saci, que Harlei saltou para espalmar. E foi só, muito pouco para o objetivo das duas equipes.

2° tempo

Com duas alterações no Sport (Thiaguinho e Branquinho na vaga de Maylson e Williams) e uma no Goiás (Amaral no lugar de Thiago Mendes), o jogo melhorou bastante. Logo aos dois minutos, Thiaguinho pegou rebote de primeira, mas a bola subiu muito. Aos três, o Leão chegou novamente, com Williams, que chutou a queima roupa para defesa de Harlei. No rebote, Branquinho, sem goleiro, finaliza a esquerda da meta esmeraldina. O Goiás respondeu aos quatro, em jogada de Marcão, que tentou o cruzamento, mas parou no goleiro Magrão.

Aos seis, novamente o Goiás perdeu uma boa chance,com o atacante Guto. Ele foi lançado, dominou, se livrou da marcação e na hora de finalizar, isolou. Tentando encontrar um gol de qualquer jeito, o Sport se lançou a frente e fez o Goiás recuar. Aos 18, o time pernambucano quase abriu o placar com Naldinho, que chutou colocado, tirando de Harlei, mas a bola explodiu no travessão.

Acuado e tentando sair nos poucos contra-ataques cedidos para a equipe pernambucana, o Goiás teve a bola do jogo aos 31 minutos da etapa final. Iarley tabelou com Marcelo Costa e na cara do gol, tocou na saída de Magrão, mas a bola saiu a direita do gol, para desespero do camisa 11. O Sport também chegou a frente mais uma vez, aos 36, em cobrança de falta do lateral Renato, que Harlei se esticou para defender. O golpe inesperado para os pernambucanos veio no fim do duelo. Aos 45 minutos, Rafael Tolói puxou contra-ataque pela esquerda e serviu Iarley, que girou, chutou e colocou a bola lá dentro.

Na próxima rodada, a 33ª da Série B, o Goiás encara o lanterna Duque de Caxias, na próxima sexta-feira, as 20h30, no Serra Dourada. Já o Sport tem pela frente o clássico contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, no sábado, as 16h20

FICHA TÉCNICA
SPORT 0 X 1 GOIÁS

Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 22 de outubro de 2011
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Rubens dos Santos Filho (SE)
Cartão Amarelo: Rithelly (SPT) Marcelo Costa, Tolói (GOI)

GOL: Iarley 45’/2°T

SPORT: Magrão; Renato, Tobi, Gabriel e Diogo; Rithelly, Naldinho, Maylson (Thiaguinho) e Saci (Diego Torres); Bruno Mineiro e Willians (Branquinho)
Técnico: PC Gusmão

GOIÁS: Harlei; Douglas (Alan Bahia), Marcão, Rafael Toloi e Marcão; Marcinho Guerreiro, Thiago Mendes (Amaral), Netinho e Marcelo Costa; Guto (Wellington) e Iarley
Técnico: Enderson Moreira