A maior rivalidade do handebol das Américas entrou em quadra, na noite desta segunda-feira (dia 24), para a disputa da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Ao fim da batalha, a festa foi da Argentina, que superou o Brasil por 26 a 24. Com o resultado, os hermanos faturaram o título e ainda a vaga para a Olimpíada de Londres, em 2012.
O jogo, como não poderia deixar de ser, apresentou jogadas fortes de ambos os lados. O equilíbrio prevaleceu no primeiro tempo, no qual a forte marcação de ambas as equipes falou mais alto. Na segunda etapa, os argentinos voltaram mais determinados e começaram a abrir vantagem. O Brasil tentou buscar, mas parou no inspirado goleiro Schuz, que pegou quase tudo e impediu que as jogadas brasileiras, mesmo bem tramadas, acabassem com a bola na rede. No fim do tempo regulamentar, os hermanos festejaram a conquista, enquanto os brasileiros lamentaram a derrota.
“O nosso jogo não encaixou hoje. Cometemos muitas falhas e perdemos para nós mesmos. Além disso, o goleiro deles pegou muito”, apontou o ponta-direita Chiuffa. “Foram detalhes que fizeram a diferença”, afirmou o goleiro Marcão.
O Brasil ainda pode ir aos Jogos Olímpicos de Londres. Para isso, terá de conquistar uma vaga no Pré-Olímpico Mundial, que deve ocorrer em maio de 2012, e que dará os últimos seis lugares na Olimpíada. “Perdemos o caminho mais rápido de ir a Londres. Fizemos a melhor preparação da história do handebol brasileiro, mas não conseguimos obter o nosso objetivo. Agora será muito mais difícil, porque jamais uma equipe sul-americana conseguiu passar pelo pré-olímpico”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz de Oliveira.
FONTE: VIPCOMM