No inicio do Brasileirão série B o Vila Nova tinha a esperança de fazer um bom campeonato e quem sabe lutar pelo acesso. Teoricamente a equipe tinha um bom elenco e não queria repetir a campanha do ano passado, na qual o time só se livrou do rebaixamento na última rodada.

Para o inicio da competição o Vila Nova apostou na contratação do técnico Heron Ferreira, quarto comandante da equipe no ano. O Tigrão estreou com derrota. Jogando fora de casa, perdeu para o Vitória, por 1 a 0.

Mas a primeira vitória veio logo na segunda rodada. No Serra Dourada, venceu a Ponte Preta por 3 a 1. Com esta vitória a equipe chegou a 6ª colocação. Em seguida o Vila conseguiu um importante empate, fora de casa contra o Boa, o que deu animo à equipe que venceu o Criciúma, em casa e chegou a 5ª colocação. Melhor posição que o time alcançou na competição.

Faltou sequencia de vitórias

A equipe conseguia vencer os jogos em casa, mas não emplacava uma sequencia de vitórias. Nesta situação instável  chegou a 13ª colocação. Diante disso a diretoria do Vila decidiu demitir Heron Ferreira e trazer de volta, Hélio dos Anjos. Hélio já tinha passado pelo time neste ano e deixou o colorado para assumir o Sport.

O novo técnico estreou com vitória. Na 8ª rodada, pela primeira vez , o Vila venceu fora de casa. A equipe conseguiu arrancar um 1 a 0 sobre o Guarani. O resultado  animou o time e a torcida.  A 9ª rodada foi cercada de expectativas. O Vila ocupava a 9ª posição e faria dois jogos seguidos em casa,  se vencesse as duas partidas conseguiria subir várias posições. Mas o Tigrão não deu conta do recado. No primeiro jogo, perdeu para o Icasa por 2 a 1. No segundo venceu o São Caetano, mas não conseguiu embalar.

Ficou três jogos sem vencer e caiu para a 14ª colocação. Entretanto na 14ª rodada venceu,em casa, o Salgueiro,por 1 a 0 e iria jogar novamente no Serra Dourada enfrentando o Goiás. No confronto contra o maior rival, a esperança era conquistar a segunda vitória seguida e emplacar de vez na competição. Em vez disso o time esteve com a vitória nas mãos durante quase todo o jogo, mas acabou cedendo o empate no final.

Troca-troca de técnicos

Após o empate com o Goiás, o Vila voltou a empatar. Dessa vez foi com o Duque de Caxias. Após este resultado o técnico Hélio dos Anjos deixou a equipe. Essa era segunda vez que o treinador deixava a equipe e em situação não muito boa.

Artur Neto foi o escolhido para assumir o Tigrão. O técnico pegou a equipe na 15ª colocação e estreou com vitória. Jogando fora de casa venceu a Portuguesa, por 1 a 0. Só que depois desta vitória o Vila Nova ficou sete rodadas sem vencer. Com estes resultados a equipe entrou na zona de rebaixamento e Artur Neto abandonou o barco.

A diretoria contratou o 6º técnico da temporada. Leonardo Sousa assumiu a equipe e venceu o jogo de estréia.  Ganhou do ABC-RN por 2 a 1. Leonardo não conseguiu mudar a realidade do clube. O time ficou 4 rodadas sem vencer e após a derrota, por 3 a 0 para o São Caetano,na 29ª rodada a diretoria optou por trocar novamente de técnico.

Roberto Cavalo pegou o time em uma situação difícil. Estreou na 30ª rodada, com derrota para o Paraná, por 1 a 0. Cavalo ainda não conseguiu vencer. São quatro jogos: duas derrotas e dois empates.

Matematicamente o Vila Nova ainda não está rebaixado. Mas para permanecer precisa vencer os cinco jogos restantes e torcer por combinações de resultados.