Com o objetivo de combater o ressurgimento de um modismo, o escritor goiano Giuliano Miotto lançou nesta semana um livro que combate o uso do tabagismo na pré-adolescência. É a obra “Turminha da Liberdade e o Estranho Caso do Dr. Poludoso”.
Em entrevista ao Sagres Em Tom Maior #340 desta quinta-feira (26), Miotto afirma que, depois do desaparecimento das propagandas de cigarro principalmente na televisão, o tabagismo tem encontrado um grande aliado nos últimos anos: as redes sociais. Confira a seguir a primeira entrevista de hoje
“Os influenciadores digitais quebraram esse bloqueio, porque muitos influenciadores e muita gente famosa acaba influenciando os jovens a terem esses maus hábitos, porque parece que é legal”, afirma.
De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 18% dos estudantes do 9º ano já experimentaram cigarros. O hábito vem ganhando força entre adolescentes e jovens principalmente com o advento do cigarro eletrônico.
“Outras pessoas tentam minimizar o problema do cigarro eletrônico. Muita gente acha que cigarro eletrônico não faz mal porque não é como o tradicional, mas ele faz tão mal quanto, e em algumas situações pode ser até pior”, argumenta Miotto.
Com o livro, Miotto espera levar às crianças a mensagem do mal que o tabagismo causa. “As crianças vão ler a história, vão gostar dos personagens, vão gostar do desenvolver da história, vão se envolver com aquela aventura, com o mistério”, afirma.
A história gira em torno de um grupo de crianças que se reúne para investigar uma doença misteriosa que deixa as pessoas com falta de ar. O caso da turma que vai solucionar esse mistério será contada no livro infantil “Turminha da Liberdade e o Estranho Caso do Dr. Poludoso”. Clique aqui para solicitar o seu livro
