Mais uma noite irreconhecível do Atlético, neste domingo, no estádio Serra Dourada, na sequência do Campeonato Brasileiro da Série A. Sem sombras de dúvidas, a pior apresentação da equipe nesta sequencia de quatro derrotas consecutivas na elite do futebol brasileiro. Mais um jogo que o time pagou caro por uma falha individual na saída de bola. O assombrado da noite foi o Thiago Feltri que pressionado pelo adversário, acabou se atrapalhando e originando o único gol do jogo.
No entanto, pior que esta falha do lateral esquerdo rubro-negro, é inacreditável olhar para as estatísticas e ver que o Atlético teve 71% de posse de bola, 24 finalizações, 14 passes errados, 9 faltas cometidas e 3 defesas difíceis do goleiro Marcelo Lomba. Muita cobrança na armação das jogadas, na articulação dos jogos, total responsabilidade de Bida e Vitor Jr que caíram de rendimento.
A grande sorte do Atlético foi ter aproveitado a sequência de cinco vitórias consecutivas no final do primeiro turno. A gordura que foi construída com muita consistência e que agora está sendo consumida com imensa voracidade. Duas palavrinhas com “F” estão assumindo a lista de justificativas pela má fase nesta reta final: Foco e Físico.
Na primeira questão, a grande referência está no assédio que vários jogadores vem recebendo para fechar contratos para a próxima temporada. Hélio dos Anjos afirmou que ele tem conhecimento de apenas um jogador que já tem o pré-contrato. Não falou o nome, mas Vitor Jr deve esse jogador. Eu não acredito que ele irá continuar no clube em 2012. Caiu de rendimento diante do Bahia, não conseguiu ter a mesma força ofensiva e se restringiu a característica voluntariosa de correr em todos os cantos do gramado. Uma pena esta queda.
Enquanto isso, no aspecto físico, o time vem demonstrando sinais de desgaste. Ontem, desde o início do jogo, a lentidão imperou. Existe preocupação muito grande neste aspecto e por isso não me surpreenderia se alguns jogadores que são titulares, não sejam relacionados para o duelo contra o Santos.
PREMIAÇÃO
Alguns torcedores ainda acreditam que a queda de rendimento está embasada na falta de dinheiro ou aumento da premiação. O 2012 está sendo pensado antes que o 2011 se encerre. Além da premiação paga pelo clube rubro-negro, Cruzeiro e Atlético-MG tem jorrado mala branca para tentar escapar do rebaixamento e aproveitando para afundar o rival. A diretoria do Galo Mineiro havia oferecido um valor para o Atlético vencer o Cruzeiro. Pela sequência de jogos, nem isso os jogadores terão a faturar, já que Santos, Flamengo, Grêmio e quem sabe o América-MG lá na última rodada não precisarão de mais nada.
CONTRATAÇÃO
O Atlético tentou a contratação do lateral direito Douglas. Houve um inicio de negociação. No entanto, ela foi paralisada diante do pedido de luva por parte do jogador e do interesse do Inter em contar com o jogador na próxima temporada. A equipe gaúcha já fez todo o levantamento jurídico e já negociou com o lateral.