O empresário e ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PMDB), completou no feriado (15), 49 anos. A comemoração acontece neste sábado (19), a partir das 10h na Cicopal Indústria de Alimentos Ltda, a Mico´s, em Senador Canedo. O empresário pediu aos convidados, que porventura tiverem a intenção de presenteá-lo, que façam doações que serão destinadas à conclusão das obras da Igreja Matriz, em Senador Canedo.
A ideia de ajudar a igreja católica da cidade foi da empresária Izaura Peres Cardoso, esposa de Vanderlan, que também está à frente de toda a organização do evento. Evangélica e filha de católicos, Izaura espera arrecadar o suficiente para concluir a obra. “Essa igreja é muito importante para a comunidade católica de Senador Canedo e para as cidades da região”, diz.
Desde quando o Pe. Amaury Mazzolene assumiu a paróquia da cidade, em 2009, e decidiu construir um novo templo para os fiéis da igreja católica contou com o apoio de Vanderlan, na época prefeito do município. “Era um projeto que vinha sendo discutido há cinco anos. Então eu e o Vanderlan conversamos e fizemos um projeto grande, que realmente marcasse Goiás. Em agosto de 2009 fizemos uma celebração que marcou o início das obras”.
O padre elogia a arquitetura do templo que tem o formato de uma hóstia. “A igreja é linda, toda construída com material de primeira qualidade. Só a parte interna são 1600 metros quadrados, de um total de mais de 2000 metros de área construída. A antiga igreja abrigava poucos fiéis, e essa nós projetamos para duas mil pessoas”, diz o padre Amaury, que afirma que hoje as celebrações dominicais já recebem, em média, mil fiéis pela manhã e outros mil a noite.
Uma igreja ampla e que atendesse de maneira mais confortável os fiéis era um desejo antigo dos canedenses. “A igreja antiga era bem pequena e desconfortável, você não tinha prazer em ir para a igreja rezar. A parceria entre o padre Amaury e o Vanderlan para dar um novo templo para Senador Canedo resgatou a auto-estima dos católicos da cidade”, comenta dona Olívia Santos.
Padre Amaury chegou a Senador Canedo com a missão de resgatar os seguidores da igreja católica na cidade, que, segundo ele, estavam abandonados. A construção da nova igreja foi um dos pontos marcantes, e o padre diz que o apoio da prefeitura foi fundamental. E não só o pároco é agradecido a Vanderlan, a comunidade católica de Senador Canedo também reconhece o apoio do empresário. “Todo mundo aqui na cidade sabe que o Vanderlan é evangélico, mas mesmo assim nos ajudou a construir a nossa nova casa. Só Deus poderá pagá-lo, mas somos eternamente gratos”, diz emocionada dona Olívia.
Orgulhoso, o padre comenta os elogios que a construção tem recebido. Ele já recebeu a visita de Dom Afonso Fioreze, bispo de Luziânia, e de dezenas de padres de todos os lugares do Estado para conhecerem a igreja. Segundo padre Amaury a grandiosidade da obra é reconhecida inclusive por evangélicos. “Muitos pastores vieram me cumprimentar pela construção”.
O resgate da força da igreja católica em Senador Canedo pode ser vista, por exemplo, pela quantidade de datas de casamento marcadas na cidade. “Na igreja antiga quase ninguém queria casar, sobravam datas. Hoje praticamente já não temos mais datas para casamentos em 2012, está lotado”, diz o padre que emenda. “Não é só uma igreja, é um marco para Senador Canedo, um novo cartão postal para a cidade”.
A previsão de término da obra é maio de 2012, segundo padre Amaury, que planeja uma bela festa para inauguração oficial. “Existe um ritual muito bonito, a benção do altar, a presença do arcebispo. Falei com o Vanderlan, se tudo der certo dia 24 de maio, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da paróquia, eu pretendo inaugurar a igreja. Alguns pontos importantes ainda estão faltando, como parte elétrica, o forro e o altar”.
Da assessoria de imprensa de Vanderlan Cardoso