O mês de dezembro está chegando, nos próximos dias muitos começam a receber o 13º salário e aproveitam para comprar produtos que poderão ser utilizados na ceia de natal.

O aposentado Edelino Rodrigues Ferreira, relata que o importante nesta hora é o consumidor observar principalmente a qualidade dos produtos.

Já a vendedora Ana Rocha aponta que na hora de comprar os perecíveis para a ceia de final de ano, deve-se pesquisar bastante para obter produtos com preços mais baixos.

“Tem que olhar o preço. Não adianta ter qualidade e ter um preço bem alto. Em muitos mercados você consegue encontrar o mesmo produto em conta”, opina.

O Gerente de fiscalização do Procon Goiás, Antônio Gonçalves, destaca que o cidadão deve ficar atento com produtos em promoções e outros que estão próximos da data do vencimento.

“Deve-se ter muita cautela com relação à divergência de preços. Muitas vezes na gôndola está um preço, e na hora que o cidadão vai comprar é outro preço, principalmente mercadorias em promoção”, declara.

Quanto à qualidade dos produtos, Antônio Gonçalves aponta que o consumidor precisa estar atento quanto à qualidade dos bens. Ele descreve que existem penalidades para o comerciante que vender produtos perecíveis fora das regras.

“Um delas é multa, sendo uma notificação feita pelo setor de fiscalização, e também configura crime, e assim encaminhamos esta notificação à Delegacia de Direitos do Consumidor para que ali seja feito o procedimento criminal”.

Reportagem de Samuel Straioto