Dirigentes de alguns dos principais clubes do Brasil fundaram na última terça-feira a Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (ABEF). O objetivo da nova entidade é aumentar o grau de profissionalismo de quem atua na área de gestão. Com isto, fortalecendo o futebol nacional também fora de campo.
O diretor de futebol do Atlético, Adson Batista, faz parte da diretoria da ABEF. O rubro-negro foi nomeado segundo secretário da instituição. O presidente é Ocimar Bolicenho, que já teve passagens por Santos e Atlético Paranaense. O vice é Rodrigo Caetano, que trabalha no Vasco da Gama. O mandato da diretoria empossada tem duração de três anos.
Para participar da ABEF o interessado precisará ter dois anos de experiência comprovada como executivo, gerente, supervisor ou coordenador de categorias de base. Além disto, terá que participar de pelo menos dois dos quatros encontros anuais programados.
“Essa iniciativa é um passo importante para darmos nossa contribuição para a profissionalização do futebol no Brasil. Achamos que quanto mais dirigentes, clubes e atletas se organizarem, melhor para o fortalecimento do esporte também fora das quatro linhas. A figura do executivo é cada vez mais presente nos clubes, e a criação da ABEF vai ajudar na qualificação desses profissionais, disse Rodrigo Caetano, vice-presidente da instituição.
Para Adson Batista, o futebol moderno não tem mais espaço para amadorismo. Por isto, é importante investir na qualificação dos profissionais que militam no esporte mais popular do Brasil. O dirigente cita o caso do Atlético, como uma administração séria que honra todos os compromissos. Por conta dessa postura, está colhendo frutos nos últimos anos.
Diretoria da Abef pelos próximos três anos:
– Presidente: Ocimar Bolicenho (sem clube, ex-Santos ex-Atlético-PR)
– Vice Presidente: Rodrigo Caetano (Vasco)
– 1º Secretário: Cícero Souza (Sport)
– 2º Secretário: Adson Batista(Atlético-GO )
– 1º Tesoureiro: Felipe Ximenes (Coritiba)
– 2º Tesoureiro: Carlos Alberto Isidoro (Atlético-MG)
– Diretor de Comunicação: Saulo Magalhães (Corinthians)