O Atlético foi até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio e tentar quebrar uma sequência de seis jogos sem vitória. Não conseguiu e continua sem vencer. Driblando o forte calor que fazia no estádio Olímpico,o Dragão abriu o placar, ainda no primeiro tempo, com Anselmo. Na segunda etapa, o Grêmio conseguiu a virada em um intervaldo de dois minutos, com William Magrão e Marquinhos. Mas o Dragão não se deu por vencido e na base de muita garra conseguiu empatar com o zagueiro Anderson.
Com empate, o Atlético caiu para a 14ª colocação, com 45 pontos. Ainda não garantiu a vaga na Sul-americana, pois o Bahia, 15º colocado, tem 43 pontos e pode ultrapassá-lo na próxima rodada, mas vai precisar de apenas um empate para conquistar de vez a vaga inédita.
Primeiro tempo: jogando com consciência Atlético foi superior
O jogo começou muito truncado no meio campo, as equipes marcavam bastante e poucas jogadas eram criadas. Para se ter uma ideia, o primeiro escanteio da partida só saiu aos 20 minutos.
O Dragão chegou bem ao ataque somente aos 17 minutos, quando Anselmo fez jogada pelo meio campo, tocou para Joílson que acabou falhando na devolução, anulando o ataque rubro-negro.
O tricolor gaúcho tentava algumas jogadas e o Dragão abusava dos contra-ataques. Aos 23 minutos, Felipe chegou bem ao ataque, chegou a chutar a bola na trave, mas o auxiliar marcou impedimento na jogada.
Aos 24 minutos, o Atlético abriu o placar com Anselmo. O zagueiro Gilson fez boa jogada pela direita, tocou para Anselmo, que sem marcação, recebeu e chutou na saída do goleiro Vitor marcando seu 12º gol pelo Dragão.
A partir daí a equipe administrou a partida. Estava atenta na marcação e tinha boa saída de bola. O Grêmio até chegou ao gol defendido por Márcio, mas sem muita efetividade.
Segundo tempo: Dragão cede virada, mas consegue o empate
O Grêmio voltou para o segundo tempo buscando jogo. O Atlético continuava marcando bem, mas acabou falhando duas vezes, o que foi mortal para a equipe.Aos 10 minutos, Marquinhos lançou William Magrão dentro da grande área, que sozinho, de primeira, bateu cruzado marcando o gol de empate.
O Atlético não teve tempo nem para digerir o empate, um minuto após o primeiro gol, Mário Fernandes cruzou da direita e Marquinhos apareceu livre e de carrinho, só teve o trabalho de colocar para dentro, marcando o gol da virada.
Após a virada, o tricolor gaúcho tomou conta da partida. O Dragão abusava das faltas e o Grêmio teve muitas chances de gols em cobranças de faltas. Hélio dos Anjos agiu e mudou a equipe. Tirou o volante Joílson, e colocou o meia Vitor Junior. Em seguida o volante Ernandes saiu para a entrada do atacante Diogo Campos.
As alterações colocaram o time para frente e o Dragão passou a pressionar na partida. Aos 38 minutos saiu o gol salvador. A zaga gremista vacilou e o zagueiro Anderson, oportunista, empatou novamente a jogo.
Nos minutos finais o duelo ficou emocionante. Ambas as equipes criavam muitas oportunidades. Mas o empate permanceu. Com o resultado o Atlético vai para a última rodada, contra o América, sem ter garantido a vaga para a copa Sul-americana, mas precisando apenas de um empate.
FICHA TÉCNICA
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS). Horário: 17h
Árbitro: Franscisco Assis Almeida Filho.
Auxiliares: Arnaldo Rodrigues de Souza e Carolina Romanholi Melo.
Quarto Árbitro: Francisco P Santos Silva Neto.
Público e renda: 4728/ R$75862,00
Gols: Anselmo, Anderson (Atlético), William Magrão, Marquinhos (Grêmio)
Cartões Amarelos: William Magrão (Grêmio), Pituca, Joílson, Bida, Vitor Junior (Atlético)
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques (Gabriel) e Júlio César; Vilson, Willian Magrão, Marquinhos (Adilson), Douglas e Escudero; André Lima.
Técnico: Celso Roth
ATLÉTICO: Márcio; Rafael Cruz, Anderson, Gilson e Thiago Feltri; Pituca, Ernandes (Diogo Campos), Bida e Joilson(Vitor Junior); Felipe e Anselmo.
Técnico: Hélio dos Anjos