Uma nova campanha contra a AIDS será desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde e tem como foco conscientizar a população jovem entre 15 e 24 anos, com atenção especial para o segmento homossexual, quanto aos métodos de prevenção sexual que podem evitar doenças, principalmente a AIDS.
De acordo com a Coordenadora Estadual DST AIDS, Adriana de Oliveira Souza, em 2003, dos casos existentes em Goiás, 6% tratava-se do grupo LGBT. Hoje o número subiu para 35%. Adriana Souza destaca que em Goiânia será feito um trabalho junto a locais normalmente frequentados por este segmento.
“A gente vai desenvolver um trabalho dentro das boates gays aqui no município, dentro das escolas, pela coordenação”, explica.
Outro ponto da ação será conscientizar a população jovem nas escolas. A estudante do Colégio Estadual Pré-Universitário, Mayara Raiane Ferreira de 15 anos, descreve que o jovem hoje tem conhecido os métodos. Ela relata que o problema está na falta de responsabilidade de casais não utilizarem os métodos preventivos, e por isto resulta em doenças.
A Coordenadora Estadual DST AIDS, Adriana de Oliveira Souza, aponta um histórico dos casos da doença registrados no Estado deste o primeiro registro feito no ano de 1984.
“Nós temos registrado 10.034 casos de AIDS no nosso Estado. Destes casos, em 2009, nós tivemos 528 casos, e em 2010 foram 619. A nossa incidência se mantém abaixo a do Brasil. Em 2009 nós tivemos uma incidência de 11,4 casos novos para cada 100 mil habitantes, enquanto que no Brasil foram 18,8 casos novos para cada 100 mil habitantes”, conclui.