Clubes do futebol goiano terão liberdade já na edição do próximo ano do campeonato estadual de negociar a transmissão dos jogos como mandante, sem precisar da autorização do adversário. Tudo graças a ‘Lei do Mandante’ que foi sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro e que já entra em vigor.

Os contratos já existentes precisam ser respeitados, com isso no Campeonato Brasileiro onde a maior parte das equipes possuem contratos com a TV Globo por algumas temporadas, por exemplo – a regrão não vale.

Para o Campeonato Goiano 2022 todos os doze clubes da competição poderão negociar suas transmissões. Por exemplo:

O Goiás pode negociar seus jogos diretamente com a TV Anhanguera, sem precisar autorização do visitante. O Atlético pode buscar um acordo com a TV Sagres e o Vila Nova com a TV Record. Um clube pode negociar sem dar exclusividade e a transmissão pode ir para várias emissoras.

Outra alternativa Dragão TV, Tigrão TV, TV Goiás – canais dos clubes no Youtube – poderão transmitir os jogos.

O discurso de que a televisão paga pouco pelo produto certamente vai acabar.

Opinião

Os clubes se organizaram e estiveram unidos na busca da aprovação da ‘Lei do Mandante’. Por ser uma questão deles, eles tem todo o direito de lutar pelo melhor. Livres do compromisso com a equipe visitante, podem negociar e conquistar ainda mais recursos para o dia a dia.

Futebol é uma máquina de fazer dinheiro, basta ver o que os clubes recebem de direito de transmissão e consequentemente o que pagam de salários aos jogadores e técnicos.

Dirigentes estão começando a aprender: Profissionalismo pode atrair mais investimentos.

Para as televisões enxergo que a estratégia será a escolha de um pacote de jogos, sempre optando pelos clubes de maior apelo. Não necessariamente negociando diretamente com eles – como por exemplo: Jataiense x Vila Nova, pode ser negociado com a diretoria do clube de Jataí.