O repórter da Rádio 730, Samuel Straioto entrevistou José Carlos Xavier, Presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos ,que anunciou a entrega de várias reformas de terminais de ônibus e também explicou como vai o processo para implantação do BRT(corredores de ônibus) Norte-Sul.
Segundo José Carlos o novo terminal do Garavelo será entregue em janeiro de 2012, assim como a reforma do terminal do Parque Oeste. Em abril a reforma e ampliação do terminal do Goiânia Viva será encerrada. Até junho a CMTC terminará as reformas e adequações do Eixo Anhanguera.
Projeto BRT Norte-Sul
A prefeitura de Goiânia vem desenvolvendo o projeto da construção de sistema de transporte parecid com o eixão que ligará Goiânia à Aparecida de Goiânia, no eixo Norte-Sul. O BRT (Bus Rapid Transit) sairá do Terminal Recanto do Bosque e chegará no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida.
Segundo o presidente da CMTC, José Carlos o projeto básico já foi concluído. “Estamos esperando um sinal da Presidente Dilma, a liberação dos recursos do PAC, de mobilidade,para fazer a licitação da obra. Esperamos que até o meio do ano possamos iniciar as obras” explicou.
De acordo com José Carlos o eixo Norte-Sul contará com seis terminais de integração: Veiga Jardim, Cruzeiro do Sul, Correios, que será construído, Isidória, Perimetral Norte, Recando dos Bosques. Todos os terminais serão adequados ao projeto, principalmente o Isidória, pois é o que recebe o maior fluxo de pessoas.
De acordo com o projeto o trajeto do eixo Norte-Sul terá mais de 26 quilômetros, a previsão é que as obras e a implantação do trasporte custe R$ 245 milhões aos cofres públicos. A previsão inicial é que atenda cerca de 114 mil passageiros por dia.
Este será o trajeto do BRT: