A partir da próxima segunda-feira (26), nomeados no processo de seleção por meritocracia deverão tomar posse nos novos cargos. A Secretaria de Gestão e Planejamento do governo (Segplan) chama a atenção para a diferenciação de exigências e procedimentos que devem ser adotados para a posse, por servidores efetivos e comissionados.
Os efetivos devem se dirigir diretamente a qualquer unidade do Vapt Vupt levando declaração emitida pelo Recursos Humanos/Gestão de Pessoas do seu órgão de lotação, sem necessidade de passar pela Gerência de Saúde e Prevenção para exames médicos. O documento emitido pelo RH deve conter as informações sobre o cargo efetivo ocupado nos quadros do Estado. 
Já os comissionados devem fazer os exames clínicos na Gerência de Saúde e Prevenção, que fica na Rua 94 nº 45, acima da Rua 83. O agendamento para a perícia médica pode ser feito através do telefone (62) 3269-2996 e os nomeados devem apresentar Carteira de Identidade e fotocópia do Diário Oficial comprovando a nomeação. Aqueles que não comparecerem no horário agendado precisam fazer novo agendamento.
O próximo passo para os comissionados é se dirigir ao Vapt Vupt do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, do Araguaia Shopping ou do Buriti Shopping, levando duas cópias de comprovante com os números da conta corrente e da agência da Caixa. Só serão aceitas contas conjuntas se o nomeado for o titular.
Além dos originais, duas cópias do RG; CPF; certidão de nascimento (em caso de solteiros) ou casamento (casado) ou ainda, se divorciado ou viúvo, documento que comprove; Título de Eleitor, com comprovante das últimas votações e é obrigatória a apresentação da Certidão de Quitação Eleitoral  emitida no site do TRE ou TSE. Homens com idade até 45 anos devem apresentar Certificado de Reservista.
Também devem ser apresentados (original e cópias) o número do PIS-Pasep, comprovante de endereço e Diário Oficial com o ato de nomeação. Não será aceita impressão do Diário Oficial, vez que a cópia do site da Agecom não possui efeito legal. Os que forem ocupar cargos de chefia e direção deverão apresentar ainda a Declaração de Bens e Valores (IRPF).
O servidor que tiver qualquer outro vínculo empregatício no serviço público deve apresentar pedido de exoneração do cargo ou rescisão de contrato. E mesmo os servidores, efetivos ou comissionados, que foram aprovados pela meritocracia para cargos que já ocupavam devem tomar posse, seguindo os mesmos procedimentos para cada categoria.