Não será um bom negócio para o PSDB nacional processar o jornalista Amaury Júnior, autor do livro A Privataria Tucana. A análise é do jornalista Luis Fernando Emediato, proprietário da Geração Editorial, responsável pela publicação. Em entrevista à Rádio 730, na manhã desta quarta-feira (28), Emediato disse que um processo judicial abre a possibilidade para que o autor Amaury Júnior tenha acesso a mais documentos e escreva mais um livro sobre o assunto.
“Não é um bom negócio processar o autor porque quem leu o livro sabe que ele foi o resultado de um processo contra o Amaury”, disse. Emediato se refere a quando o jornalista foi processado por conta de uma reportagem publicada na revista Isto É sobre as privatizações no governo Fernando Henrique Cardoso. Na matéria, Amaury Júnior denunciou Ricardo Sérgio Oliveira, ex-diretor do Banco do Brasil e tesoureiro das campanhas eleitoras de FHC (1994 e 1998) e José Serra (2002).
“Com base nessa ação, o Amaury, denunciado e acusado, pediu ao juiz a tal exceção da verdade para provar que falava a verdade. Provou, saiu inocente da ação, o Ricardo Sérgio teve que pagar R$ 500 mil de honorários advocatícios e sucumbência e daí resultou no livro porque a Justiça deu acesso ao Amaury a documentos confidenciais da CPI do Banestado”, relembrou Luis Fernando Imediato.
Ele afirma que um novo processo pode resultar em mais um livro sobre o assunto. “Se o PSDB entrar com um processo contra o Amaury é bem possível, é evidente, que ele vai pedir a exceção da verdade, vai ter acesso a mais documentos e vai escrever a Privataria Tucana 2”.
Sobre processar a editora, Emediato lembra que ele, dono da empresa, é jornalista, que atuou muito anos na profissão, antes da abrir a Geração Editorial, e que ainda trabalha com política.
“Não convém acioná-la na Justiça porque o dono sou eu. Eu fui jornalista durante muitos anos, desde a década de 90 deixei o jornalismo para fundar essa editora, ao mesmo tempo trabalho com política e os tucanos vão saber quem eu sou. Não convém que eles entrem nessa seara perigosíssima para eles”, disse em tom de ameaça.