Materiais que são descartados de maneira incorreta ainda podem ser usados como fonte de recursos para algumas pessoas e, principalmente, cooperativas de reciclagem, que farão a destinação correta desses resíduos. Além disso, resíduos produzidos diariamente precisam ser tratados de forma digna e sustentável para evitar um impacto negativo nas cidades, como a possibilidade de enchentes em função do entupimento de bueiros.

Leia mais: Meia Maratona de Goiânia altera trânsito da cidade neste domingo (24)

O tratamento de resíduos sólidos faz parte da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, que diz respeito ao consumo e produção responsáveis. Segundo a ONU, os objetivos são um apelo global para combater a pobreza e proteger o meio ambiente e o clima.

Coleta de materiais descartáveis

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), em parceria com o coletivo Ideias Urbanas e o Movimento Guardiões do Meia Ponte, promoverá nos dias 23 e 30 de outubro, das 9h às 15h, na Praça Universitária, os Drives Lixo Zero Goiânia 2021. A iniciativa consiste em recolher materiais que comumente são acumulados ou descartados de forma incorreta pela cidade.

Os drives fazem parte da programação da Semana Lixo Zero Goiânia 2021, iniciada em 19 de outubro. A meta é despertar a atenção da sociedade para a importância e o valor dos resíduos que são produzidos diariamente, assim como a necessidade de tratá-los de forma digna e sustentável. O método drive thru foi adotado pelo município para garantir mais segurança, praticidade e distanciamento social durante o recolhimento de materiais recicláveis, eletrônicos, instrumentos de escrita, esponjas de limpeza doméstica, materiais escolares e medicamentos vencidos.

Divulgação: Prefeitura de Goiânia