O Sagres Internacional #140 deste sábado (23) destaca a Rússia e as polêmicas da política externa do presidente Vladimir Putin, que na sua gestão interferiu em conflitos como a questão da Crimeia na Ucrânia, guerra civil na Síria e foi acusado de ter realizado ações de espionagem e ataques cibernéticos.
Na questão ambiental, a Rússia tem sérios problemas. Para se ter uma ideia, o consumo de energia na Rússia ultrapassa duas vezes e meia o consumo médio de energia no mundo inteiro. Outro aspecto, é a exploração de petróleo, em que o país gera um grande impacto ambiental, pois todos os anos, estima-se que cerca de 5 milhões de toneladas de petróleo são jogadas para a superfície durante a extração, então isso acaba poluindo a área.
O governo russo saiu na frente e desenvolveu uma vacina, apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não ter conseguido comprovar em plenitude os efeitos e a eficácia dessa vacina, batizada de Sputnik V. Mesmo assim, a Rússia vive, atualmente, o seu pior momento na luta contra o coronavírus, com cerca de 1.000 mortes por dia, além de ser o quarto país com maior número de contágios acumulados nas últimas quatro semanas. O governo russo tem evitado tomar medidas de restrição – que são impopulares – e tem atribuído essa nova onda de infecções à resistência das pessoas à vacinação. Os russos tem evitado a vacinação, muito por uma desconfiança na vacina Sputnik V ou no próprio Putin. Segundo dados do Portal Our World in Data, da Universidade de Oxford, só 31% da população russa está completamente vacinada.
União Europeia
No quadro “Abre Aspas”, o SI #140 dá espaço para a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, que exibiu firmeza ao premiê da Polônia, Mateusz Morawiecki, no duelo que os dois travaram nesta semana em Estrasburgo.
“A comissão é a guardiã do tratado. É meu dever proteger os direitos dos cidadãos da União Europeia onde quer que eles vivam em nossa união. A regra da Lei é a cola que nos mantém unidos. É a fundação de nossa unidade. É essencial para a proteção dos valores sobre os quais nossa união foi construída. Democracia, liberdade, igualdade e o respeito pelos Direitos Humanos. É com isso que todos os 27 estados membros se comprometeram como parte dessa união, como países soberanos e povos livres. Honoráveis membros, nós não podemos aceitar e não aceitaremos que nossos valores comuns sejam colocados em risco. A comissão veio agir e as opções são todas conhecidas. A primeira opção é questionar legalmente o julgamento do Tribunal Constitucional da Polônia. Outra opção é o mecanismo de condicionalidade e outras ferramentas financeiras. O governo polonês precisa explicar para nós como pretende proteger os recursos europeus, dada essa decisão de seu Tribunal Constitucional”, afirmou a Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen em pronunciamento.
Você também confere nesta edição:
– Por que variante delta plus do coronavírus preocupa a Europa e os EUA;
– Mercados da China iniciam recuperação após temores de colapso;
– Número de brasileiros cruzando fronteira do México para EUA aumenta 8 vezes em um ano e bate recorde;
E ainda: a música mais tocada nas paradas do Uruguai
Elton John, Dua Lipa – Cold Heart
O cantor, pianista, compositor e produtor britânico Elton John está com um novo sucesso em parceria com a cantora, compositora e modelo britânica, Dua Lipa. A faixa de nome Cold Heart é a música mais tocada no Uruguai. Com 47.927.306 visualizações no You Tube e 656 mil curtidas. A batida envolvente da música contagia quem escuta.
Músicas tocadas nesta edição:
Eduard Khil – Dorogoi dlinnoyu
Korobeiniki/Коробе́йники – Canção Popular Russa
Gorky Park – Bang
Dmitri Shostakovich – Waltz No. 2
Katyusha – Música Soviética