O prazo para a realização do recadastramento biométrico em Goiânia está se encerrando e a cidade ainda não conseguiu alcançar a meta nacional que é de pelo menos 80% dos eleitores. O recadastramento será feito até o dia 1º de março. O serviço está sendo prestado desde abril de 2011, mas grande parte dos eleitores deixou para última hora e as filas nos postos de recadastramento aumentaram substancialmente nas últimas semanas.

A juíza eleitoral, Maria Umbelina, coordenadora do recadastramento em Goiânia, está preocupada com a possibilidade de Goiânia não alcançar a meta nacional. Se isso ocorrer a capital será a única do país, incluída no processo de recadastramento, que não participará da eleição biométrica. A juíza, primeiramente, pediu ao Tribunal Superior Regional (TSE) uma prorrogação do prazo até maio, mas o órgão não concordou. “O TSE não concordou, agora estamos trabalhando com a possibilidade de estender mais alguns dias no mês de março, mas este pedido ainda não foi apreciado”, explicou.

Maria Umbelino está tentando prorrogar o prazo em alguns dias, mas ainda não obteve resposta, até terça-feira esta situação será decidida. Mesmo pedindo um acréscimo no prazo, a juíza crê que a cidade pode conseguir alcançar a meta, devido ao aumento da procura nos últimos dias. “A nossa expectativa é boa, em função da grande procura, então a gente acredita que no dia primeiro de março nós estaremos superando os 80% deste eleitorado”, confirmou a juíza.

Maria Umbelino lembrou, que se o prazo for prorrogado o número de funcionários irá diminuir drasticamente, ou seja, o tempo de espera continuará grande, portanto o eleitor deve procurar o atendimento o mais rápido possível.

Segundo ela, oito mil pessoas foram atendidas na última sexta-feira (24). Maria Umbelina ressaltou que o eleitor que deixar de realizar o recadastramento terá o título cancelado e pagará multa para regularizar a situação.

Atendimento no fim de semana

Os postos de recadastramento estarão funcionando normalmente neste fim de semana. No sábado(25) as centrais de Atendimento ao Eleitor do TER–Av. Mutirão, Av.Anhanguera e 4ª Radial funcionam das 8 às 17 horas. As unidades do Vapt Vupt atendem das 8 às 13 horas.

No domingo(26) o CAE da Avenida Mutirão funcionará das 7h às 18 horas, já os da 4ª Radial (Setor Pedro Ludovico) e o da Avenida Anhanguera (Setor Central) farão plantão das 7 h às 13 horas.

O atendimento itinerante, que ocorre no Setor Morada do Sol e no Palácio Pedro Ludovico também funciona neste sábado(25) e domingo(26), das 8h às 17.

Locais de atendimento:

Central da Avenida Anhanguera, nº 5.345 – Centro
Central da Avenida Mutirão, nº 2.313 – Setor Marista
Central da Avenida 4ª Radial, nº 426 – Setor Pedro Ludovico
Posto do Palácio Pedro Ludovico Teixeira – Praça Cívica
Unidades do Vapt Vupt do Banana Shopping, Araguaia Shopping, Praça A e Praça da Bíblia (atendem somente agendamentos)
Posto Itinerante no Setor Morada do Sol, na Avenida Mangalô, nº 2.385