O Goiás foi até Belo Horizonte, em Minas Gerais enfrentar o Atlético-MG com a possibilidade de até mesmo perder por um gol de diferença e conseguir a classificação às quartas de final da Copa do Brasil e foi isso o que aconteceu.Nesta quinta-feira(3) O Verdão perdeu por 2 a 1, mas ainda assim conseguiu a classificação.
A equipe esmeraldina tinha vencido o primeiro jogo por 2 a 0, mas a vantagem foi desfeita com apenas 25 minutos. O Galo marcou o primeiro gol aos 6, com Neto Berola. Aos 25, Mancini ampliou. No primeiro tempo o time mandante dominou a partida. Já na segunda etapa, o Verdão tomou as rédeas do jogo e cansou de perder gols. A equipe mineira se recuou e acabou sucumbindo ao ataque goiano. No fim do segundo tempo, Felipe Amorim marcou o gol que garantiu a classificação do time esmeraldino.
O Goiás espera o resultado do confronto entre São Paulo e Ponte Preta para conhecer seu adversário nas quartas de final. A Macaca tem a vantagem, venceu o primeiro jogo por 1 a 0. O Verdão volta a campo no próximo domingo (6) pelo Campeonato Goiano. A equipe enfrenta o Atlético no primeiro jogo da final.
Ouça a narração do gol de Felipe Amorim, feita por Edson Rodrigues: {mp3}stories/audio/Gols/2012/maio/galo2x1goias{/mp3}
Vacilo e gols nos primeiros minutos
Ao contrário do que era esperado o Goiás começou a partida atacando. A primeira chance de gol surgiu com Ramon, ao cabecear para fora. Felipe Amorim, que substituía Thiago Humberto, criava boas oportunidades e chegava bem ao ataque. Mas, o time esmeraldino não conseguiu marcar logo no início e acabou sofrendo o gol no início da partida.
Aos 6 minutos, Marcos Rocha, pela direita, lançou Neto Berola, o meia ganhou a corrida de Peter, saiu cara a cara com Harlei dominou e só teve o trabalho de empurrar para dentro. Após o gol, o Verdão se mostrou afobado dentro de campo e mal postado defensivamente. O Galo conseguia chegar com facilidade ao ataque, principalmente com bolas alçadas na área.
O atacante André perdeu um gol incrível aos 17 minutos. Rafael Tolói falhou na cobertura, a bola sobrou para André de frente para o gol acabou chutando para fora. Apesar das chances perdidas, o Galo chegou ao segundo gol aos 25. Peter fez pênalti em Escudeiro, Mancini cobrou e ampliou o placar para a equipe da casa.
A equipe esmeraldina continuou atuando mal, com a marcação desorganizada e seus principais jogadores não conseguiam aparecer. Egídio, Ricardo Goulart e Iarley não apareceram para o jogo. O Verdão chegou a assustar no fim do jogo, quando Egídio cruzou e Ramon cabeceou tirando tinta da trave. Thiago Mendes também desperdiçou sua chance, o volante avançou pela esquerda e cara a cara com o goleiro tentou bater por cobertura, mas Giovanni fez a defesa.
Felipe salva classificação
Nos primeiros 15 minutos da segunda etapa o Goiás perdeu duas grandes chances de marcar o gol que o colocaria em vantagem novamente. Aos 7, Ricardo Goulart roubou a bola na intermediária, lançou Iarley, o atacante avançou rumo à grande área e sozinho, só ele e o goleiro, chutou rasteiro e para fora.
Aos 13, Felipe Amorim avançou pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou para Iarley, o atacante tocou para Ricardo Goulart que subia sozinho. Goulart, displicente, chutou por cima do gol. A equipe goiana continuou pressionando, Enderson promoveu a entrada do lateral-direito Vitor e do zagueiro Wallinson. Com as mudanças os laterais passaram a subir mais. Aos 19, Ricardo Goulart cabeceou bem e Giovanni fez a defesa.
O Verdão criava várias chances de gol, mas não conseguia marcar. já o Galo se limitava a se defender e explorar os contra-ataques. Netinho entrou para tentar dar maior poder ofensivo ao time esmeraldino, que tentava a todo custo marcar o primeiro gol. Aos 39, Ricardo Goulart cobrou falta da intermediária, Amaral cabeceou e a bola passou riscando a trave.
GOL: Aos 41, Felipe Amorim ganhou de Triguinho pela direita, abriu espaço e chutou de média distância, o goleiro aceitou e a bola morreu no fundo das redes. Foi o gol da classificação. Aos 48, Felipe quase marcou o gol de empate. O atacante avançou da intermediária, chegou próximo
FICHA TÉCNICA: ATLÉTICO (MG) 2X1 GOIÁS
Competição / Fase (Rodada): Copa do Brasil (Oitavas / Jogo de volta)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 03/05/2012
Horário: 21h50
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões amarelos: Valmir Lucas, Peter, Egídio, Thiago Mendes (Goiás); Richarlyson, Danilinho(Atlético-MG)
Público: 18.628 Renda: R$ 704.520,00
ATLÉTICO (MG): Giovanni; Marcos Rocha, Rever, Lima e Richarlyson (Triguinho); Pierre, Leandro Donizete, Neto Berola (Escudeiro), Mancini (Serginho) e Danilinho; André.
Técnico: Cuca
GOIÁS: Harlei; Peter (Vitor), Rafael Toloi, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon (Netinho), Ricardo Goulart e Felipe Amorim; Iarley (Wallinson).
Técnico: Enderson Moreira