A prefeitura de Goiânia apresentou à imprensa neste sábado (16) a nova unidade do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris. Com cerca de 100 leitos, atendimento de emergência, centro de diagnóstico, atendimento ambulatorial com consultas agendadas de pré-natal e ginecológicas, centro cirúrgico e salas para parto humanizado, o investimento custou aproximadamente R$ 32 milhões.
De acordo com o prefeito Paulo Garcia, além dos atendimentos o hospital também funcionará como centro de pesquisa e assistência às mulheres. “Nós vamos dar assistência à mulher vítima de agressão, vamos ter um departamento completo.
A direção da Maternidade ficará a cargo da Secretaria Municipal da Saúde e da Universidade de medicina da UFG, por meio da Fundac, que também administra o Hospital das Clínicas. Segundo o diretor da unidade, Maurício Vigiano, o convênio não visa lucros, apenas participação de profissionais gabaritados na administração.
O hospital terá profissionais na área de enfermagem, nutrição e psicologia. A expectativa é de que sejam feitos mais de 5 mil partos todos os anos e que mais de 3 mil mulheres possam receber atendimento ginecológico. A unidade começa funcionar com apenas 10% de sua capacidade, mas a prefeitura espera que em três meses esteja em total funcionamento.