A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias em todo o país, contados a partir desta quarta-feira (11), pelo falecimento do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales. O decreto que declara o luto está publicado na edição desta quarta do Diário Oficial da União.

Dom Eugênio Sales faleceu na noite de segunda-feira (9), vítima de um infarto, enquanto dormia em sua casa no bairro do Sumaré, na zona norte do Rio. O corpo do cardeal é velado desde terça-feira (10) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio, e será sepultado nesta quarta-feira na cripta da catedral.

Segundo a Arquidiocese do Rio, Dom Eugenio Sales era o cardeal mais antigo da Igreja Católica, título que lhe foi concedido em 1969, pelo papa Paulo VI. Sales foi arcebispo de Salvador no final da década de 60 e se tornou arcebispo do Rio de Janeiro em 1971. Ele deixou o cargo em 2001, aos 80 anos, quando teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa João Paulo II. (Agência Brasil)