A Gerência de Recuperação de Créditos da Secretaria da Fazenda (Sefaz) está enviando para a casa do devedor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referente a 2011, uma correspondência informando o débito. Dos 128 mil inadimplentes, 25 mil já receberam o comunicado. O gerente da Recuperação de Créditos da Sefaz, José Ferreira de Sousa, informa que dos devedores que já receberam a correspondência, em um primeiro balanço parcial, 2.500 contribuintes já liquidaram o débito. “Até o final do mês de agosto todos já terão recebido o comunicado”.
Após o recebimento do comunicado, o devedor tem prazo de até 30 dias para efetuar à vista o pagamento do imposto no Detran. Passado esse prazo, a Secretaria irá fazer a autuação e o débito será acrescido de juro e multa por ação fiscal, além da correção monetária. Caso não efetue o pagamento, o contribuinte terá também o nome inscrito na dívida ativa do Estado e na Serasa. A campanha de cobrança da Fazenda também beneficia as prefeituras já que, 50% do imposto retorna ao município onde o veículo foi emplacado.
Segundo explica José Ferreira, o objetivo da Sefaz é com que todos os contribuintes do IPVA estejam com as contas em dia. “A partir de 2013 nós já estaremos cobrando o devedor de 2012 e de 2013 em atraso, ou seja, quem for atrasando, estaremos imediatamente cobrando”. Ele ainda informa que 70%, aproximadamente, dos devedores são de Goiânia. Atualmente, a dívida junto à Sefaz chega a R$ 53 milhões. (Goiás Agora)