Começa a valer a proibição da Agência Nacional de Telecomunicações à operadora de telefonia celular TIM. A empresa está proibida de realizar novos registros e vender novos números de telefone, por tempo indeterminado no estado de Goiás. As operadoras, Claro e Oi também tiveram restrições em outros Estados.

Apesar da proibição contra a TIM estar em exercício, ainda é possível comprar novos números nas ruas de Goiânia. A loja oficial da operadora não realiza a venda, mas alguns estabelecimentos que fazem a revenda, como bancas e lojas de eletrônicos, continuam atuando normalmente.

Quem faz fiscalização sobre o cumprimento da medida é a própria Anatel, como explica a Superintendente em exercício do Procon Estadual, Rosania Nunes. “A própria Anatel é que fará a fiscalização. Os consumidores podem denunciar, através do telefone da Anatel, o 1331, inclusive em um dos escritórios regionais situados aqui em Goiânia, na Rua 13 N°618 no Setor Marista”, ressaltou.

Rosania explica a proibição da Anatel e afirma que o Procon continua fazendo a fiscalização sobre os serviços que são prestados pelas operadoras de telefonia celular. “As operadoras de telefonia podem comercializar o chip físico inclusive resolver alguns problemas para quem tem, por exemplo, um chip avariado e quer habilitar esse chip utilizando o mesmo número de linha telefônica que ele já possui. O que foi proibido pela Anatel foi à habilitação de novos códigos de acesso”, declarou.

Para reclamar dos serviços prestados pelas operadores o consumidor pode ligar no telefone gratuito 151, do Procon Estadual, 151. Já para denunciar a venda de novos números pela TIM, apesar da proibição, o cidadão deve ligar gratuitamente para a Anatel, no fone 1331.