O Corpo de Bombeiros de Goiás lança às 15 horas desta segunda-feira (10) o programa Edificação Segura, com a meta de diminuir o tempo para requerer a inspeção, para obter a certificação e regularizar a situação de empresas goianas junto à corporação. A cerimônia de lançamento, que contará com a presença do governador Marconi Perillo, será na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), onde já funciona o Vapt Vupt Central do Empresário, no Setor Oeste, na capital. O espaço concentra serviços dos governos estadual e municipal e iniciativa privada, voltados exclusivamente para empresários.
O programa Edificação Segura vai reduzir o tempo gasto pelo empresário para obter a certificação de sua empresa. Em alguns casos, será possível requerer a inspeção e obter sua certificação no mesmo dia. As edificações com área construída de até 150 m², que não armazenam explosivos ou líquidos inflamáveis, terão seus processos para regularização simplificados, podendo ser realizados diretamente nos postos de atendimento do Corpo de Bombeiros do Vapt Vupt ou por meio do novo portal do CBMGO (www.bombeiros.go.gov.br ), que também será lançado durante o evento.
Para isso basta requerer a Certificação Prévia, recolher a taxa cobrada pela inspeção e garantir, através de declaração, que a edificação se enquadra em alguns parâmetros específicos, como a saída dos ocupantes diretamente para a via pública, não ser destinada a reunião de público e não possuir pavimento superior. No caso de grandes empresas, o processo de certificação dura aproximadamente 15 dias.
Para atender de forma inovadora o empresário, principalmente de micro e pequenas empresas, a corporação preparou um novo portal que apresenta mais facilidade de navegação e interatividade com os internautas. O layout moderno e a atualização constante farão do site uma das principais ferramentas de relacionamento com a imprensa e sociedade. Também são utilizadas redes sociais como o Twitter (www.twitter.com/cbmgo ) e Facebook (www.facebook.com/cbmgo ), canais que servem para aproximar a comunidade dos serviços prestados pela corporação.
Do Goiás Agora.