O Detran-GO, em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e outros órgãos da área promove nesta terça-feira (18) a abertura da Semana Nacional de Trânsito, às 9 horas, no auditório do Crer. O início da semana, que neste ano tem o tema Não exceda a velocidade, preserve a vida, será marcado pela palestra Mortalidade no trânsito, o problema da saúde no Brasil, proferida pelo médico e professor da Universidade Federal de Goiás, Otaliba Libânio.
Doutor em Saúde Coletiva, Otaliba Libânio traçará o perfil da mortalidade por acidentes de trânsito no Brasil na última década, destacando a tendência nas regiões e nos Estados e enfatizando os aglomerados de risco nos anos de 2000 até 2010. Entre 2000 e 2010, foram registradas 14.361 mortes no trânsito em Goiás, sendo 2.944 em Goiânia.
Nos quatro primeiros meses deste ano, 479 pessoas morreram vítimas do trânsito no Estado. No mesmo período, foram registrados 16.924 acidentes. Apesar de ainda continuarem altos, os números sinalizam para uma possível queda. Em 2010, o trânsito causou 1.940 mortes em Goiás. Em 2011, o número caiu para 1.545. Em Goiânia também houve redução, sendo 341 mortes em 2010 e 310 em 2011. Entre as principais causas de acidentes estão a imprudência e o excesso de velocidade.
Segundo o presidente do Detran-GO, José Taveira Rocha, a maioria dessas mortes poderia ter sido evitada. Ele afirma que a prevenção de acidentes se faz com o respeito às leis de trânsito, principalmente ao limite de velocidade, com uma melhor formação dos condutores, estradas seguras e fiscalização. “O Detran-GO tem agido para impactar todas essas variáveis. Nosso objetivo é, em conjunto com toda a população, construir um trânsito seguro e mais humano”, destaca.
Investimento em tecnologia e fiscalização
Para melhorar a formação do condutor, o Detran-GO tem investido pesado em tecnologia e na fiscalização com o objetivo de garantir que o candidato cumpra toda a carga horária dos cursos teóricos e de prática de direção. Além da biometria, que deve ser implantada no início de 2013, já estão sendo tomadas medidas como a aplicação de prova teórica eletrônica e melhoria da prova prática motocicleta.
O Detran-GO também está atuando para garantir estradas sinalizadas em todo o Estado. O programa Goiás Sinalizado está levando sinalização vertical e horizontal a mais de 130 municípios. O programa complementa o trabalho do Rodovida Urbano. Só neste mês, foi inaugurada a sinalização de cidades como Aragoiânia, Guapó, Mairipotaba, Palmeiras de Goiás e outras.
Para fazer cumprir as leis de trânsito e conscientizar a população sobre os riscos de misturar álcool e direção, o Detran-GO, desde setembro de 2011, vem desenvolvendo o programa Balada Responsável, que contribuiu para a redução de 30% no índice de acidentes no período noturno na Capital. Para divulgar o programa e a Lei Seca, de 18 a 25 de setembro, o braço educativo do Balada Responsável estará nos shoppings Buriti, Portal e Portal Sul.
Ainda na programação da Semana Nacional de Trânsito, no dia 20 será realizado um seminário sobre a Lei 12.619, que regulamenta a profissão de motorista. Já no dia 21, acontece o 2º Fórum Goiano de Gestores Públicos de Trânsito e de Transporte, onde serão debatidos temas como atração de recursos, controle eletrônico de velocidade e mobilidade urbana, e o 1º encontro Goiano de Gestores de Trânsito e Transporte, que tratará dos avanços e desafios da municipalização.
Do Goiás Agora.