Com a greve dos bancários instalada em todo o país nesta terça-feira (18), o consumidor não está desobrigado a pagar faturas, contas, boletos bancários ou outros tipos de cobrança. Com as agências bancárias fechadas, clientes precisam usar os terminais de auto-atendimento, que continuam funcionando. As empresas credoras, no entanto devem oferecer outras formas e locais para o pagamento.

Uma das orientações dos órgãos de proteção ao consumidor é que o cidadão entre em contato com as empresas para solicitar demais opções de pagamento. O pedido deve ser documentado, seja por e-mail ou número de protocolo de atendimento, para o caso de posterior reclamação. Caso o consumidor se sinta prejudicado pela greve dos bancários, pode fazer uma reclamação no Procon de sua cidade.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25% – com 5% de aumento real – além de plano de carreira, maior participação nos lucros e resultados e mais segurança nas agências bancárias. A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi 6% de reajuste salarial. (Com Agência Brasil)

Como agir durante a greve nos bancos:

  • Pagamentos:
  1. Antes do vencimento – caixa eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativos de celular etablets, telefone, correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados, DDA (Débito Direto Autorizado) ou débito automático.
     
  2. Depois do vencimento – correspondente bancário em lotéricas, agências dos Correios e supermercados
  • Saques: ficam limitados a R$ 1.000 ao dia em caixa eletrônico, banco 24 horas, correspondentes bancários em lotéricas, agências dos Correios e supermercados. Aos correspondentes bancários também são limitados os saques em três transações por dia.
  • Consulta saldo/extrato: caixa eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular etablets, telefone, correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios
  • Outras consultas – lançamentos futuros, extrato de compras com cartões de débito e crédito, informe de rendimentos, de investimento, de poupança: internet banking, aplicativo de celular etablets
  • Talão de cheque: caixa eletrônico, internet banking (impressão)
  • Depósito: caixa eletrônico, correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios, limitado a R$ 1.000 ou a três transações por dia
     
  • Transferências:
  1. Documento de Crédito (DOC), valor inferior a R$ 5.000: caixa eletrônico, banco 24 horas, internetbanking, aplicativo de celular e tablets, telefone
     
  2. Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), valor igual ou superior a R$ 3.000: caixa eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone
  • Bloqueio/Desbloqueio de cartões: caixa eletrônico, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone
  • Recarga de celular: caixa eletrônico, banco 24 horas, internet banking, aplicativo de celular e tablets, telefone, correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios/farmácias/supermercados
  • Resgate automático de investimentos: caixa eletrônico, internet banking
  • Administração de aplicações e transações agendadas: internet banking
  • Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda): correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios
  • Recebimento de benefícios (INSS, PIS, Pasep, abono): caixa eletrônico, correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios
     
  • Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda): correspondente bancário/lotéricas/agências dos Correios
  • Empréstimos/Crédito Direto ao Consumidor (CDC): caixa eletrônico
  • Empréstimo consignado a aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas: correspondente bancário
  • Exclusão de cadastros/Serasa e SPC: negociação com as entidades
  • Com a greve ficam suspensos os seguintes serviços:
  1. Outros empréstimos com valores mais altos;
  2. Financiamentos (para compra de imóveis e automóveis);
  3. Criação ou modificação de senhas ou
  4. Resgate de cheque sem fundo

 (Fonte: Febraban)