Para garantir a tranquilidade nas eleições municipais a serem realizadas neste final de semana, a Polícia Civil e a Polícia Militar vão reforçar a atuação. Todos os municípios do Estado terão delegados de plantão desde a sexta-feira (5), e também receberão mais 1,2 mil policiais militares. O foco é evitar crimes eleitorais e assegurar o cumprimento da Lei Seca, nas 31 cidades em que será proibida a venda de bebida no domingo, dia 7.

O chefe da assessoria de Planejamento da Polícia Civil, delegado Daniel Felipe Diniz Adorni, explica que haverá escala de reforço no interior para suprir a demanda nos municípios que não possuem delegados titulares. Os possíveis locais de fraude e deslocamento de eleitores estão sendo mapeados pela PC em conjunto com o Ministério Público Federal e Estadual.

Capital

Em Goiânia, a PC reforçará as Centrais de Flagrante. Adorni esclarece que no município a força policial principal nas eleições é a Polícia Federal, mas a Polícia Civil dará suporte. O assessor de Planejamento da PM, coronel Juberson Augusto de Oliveira, afirma que haverá 300 policiais militares a mais do que o efetivo convencional trabalhando em Goiânia no próximo final de semana.

Interior

Os municípios que tradicionalmente são mais problemáticos durante as eleições terão reforço tanto da PC quanto da PM. Catalão, Trindade e Anicuns, por exemplo, receberão equipes do Grupo Tático da PC (GT3). Desde o início dessa semana os grupos especiais da PM, como o Batalhão de Choque e Comando de Operações Especiais (COE) já estão atuando nas cidades com maior número de ocorrências nas eleições. Exemplo disso é Pirenópolis, Trindade e Carmo do Rio Verde.

Lei Seca

A Polícia Militar e a Polícia Civil trabalharão ainda para cumprir a Lei Seca. A proibição da comercialização de bebidas alcoólicas no dia 7 de outubro, de meia noite as 18 horas, como também a proibição de abertura de bares e distribuidoras de bebidas no mesmo horário é decidida pelo juiz eleitoral de cada município. Até a manhã de ontem, magistrados de 31 cidades determinaram a proibição.

De acordo com o delegado Daniel Adorni, os que descumprirem a determinação serão autuados por desobediência. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Lei Seca vigorará em Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Panamá, Rialma, Rianápolis, Santa Isabel, Mozarlândia, Araguapaz, Aruanã, Nova Crixás, Itapuranga, Guaraíta, São Domingos, Uruaçu, Divinópolis de Goiás, Alto Horizonte, Campinorte, Nova Iguaçu de Goiás, Fazenda Nova, Novo Brasil, Luziânia, Formoso, Flores de Goiás, Cabeceiras, Vila Boa e Cristalina, São Luis de Montes Belos, Uruana, Goiatuba, Porteirão e Pirenópolis. A lista atualizada pode ser acessada no site do TRE-GO.