O Corpo de Bombeiros de Goiás ganhou o reforço de 215 novos soldados, que concluíram o Curso de Formação de Praças e serão imediatamente empregados nos quartéis de todo o Estado. A solenidade de formatura, realizada esta manhã no pátio do Comando de Operações de Defesa Civil, em Goiânia, contou com a presença do governador Marconi Perillo, do secretário de Segurança Pública, João Furtado, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen Júnior. Os novatos foram aprovados no último concurso público dos bombeiros.

Em discurso, o governador Marconi Perillo reafirmou o compromisso de nomear os remanescentes do concurso de 2010, aqueles que foram aprovados, mas que ficaram fora do cadastro de reserva. “Os senhores, daqui a alguns dias, também participarão de uma solenidade de formatura como a de hoje”, disse aos aprovados. Com a nomeação dos remanescentes, que deve acontecer em breve, serão incluídos mais 250 soldados ao Corpo de Bombeiros.

Marconi deu boas-vindas aos novatos destacando a importância do trabalho realizado pelos bombeiros. “Esta é a instituição que nos orgulha a todos e que goza de maior credibilidade no País. Costumo dizer que toda pessoa que se apresenta para colaborar na Defesa Civil é um ser humano diferenciado. Vocês são pessoas diferenciadas. Certamente, é uma das mais dignas profissões, que reúne todas as condições para se fazer o mais acurado bem comum.”

O governador lembrou ainda que, em 1999, quando assumiu o primeiro mandato de governador, Goiás tinha apenas três quartéis do Corpo de Bombeiros no interior. Hoje, são 40 unidades por todo o Estado completamente equipadas. Durante o evento, Marconi entregou oficialmente à corporação dois veículos Auto Bomba Tanque (ABT), um veículo Auto Tanque (AT) e equipamentos operacionais, adquiridos com recursos do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros, criado na atual administração.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, também com recursos do fundo especial, a instituição está em fase de aquisição de 55 viaturas de vistoria, dez veículos especiais, dez caminhões de combate a incêndio urbano e seis caminhões de combate a incêndio florestal. Além disso, o coronel Carlos Helbingen Júnior afirmou que serão inaugurados ainda este ano, mais três quartéis: um na cidade de Águas Lindas, um em Itaberaí e outro em Ceres.

O secretário de Segurança Pública destacou que o fundo criado pelo governo para o Corpo de Bombeiros significa a independência financeira e orçamentária da corporação. João Furtado lembrou ainda que o governo está próximo de ter bombeiros em todas as cidades goianas de até 50 mil habitantes, e que a próxima meta será a de ter a presença da corporação nos municípios de até 30 mil habitantes. “Em breve, nós teremos capilarização em todo o Estado, aumentando a receita do fundo especial e fortalecendo o Corpo de Bombeiros”, afirmou.

Do Goiás Agora.