Mais de 3,5 milhões de goianos foram às urnas neste domingo para a escolha dos prefeitos e vereadores das 246 cidades em nosso estado. O PMDB foi o partido que mais venceu nas urnas com 57 prefeituras sob seu comando. Em segundo, vem o partido do atual governador, o PSDB, com 52 prefeituras sob seu comando. É importante salientar que os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), não são definitivos devido candidaturas indeferidas que ainda pode definir novos vitoriosos. Em Bom Jesus, por exemplo, os dois candidatos estão indeferidos. Ao todo, 20 partidos diferentes foram eleitos para os cargos executivos municipais.
O PMDB manteve a liderança no estado e se manteve no comando de grandes e importantes centro como Aparecida de Goiânia, Teresópolis, Guapó, Uruaçu, Porangatu, Niquelândia, Jataí, Santa Helena, Mineiros. Enquanto isso, o PSDB, partido do governador Marconi Perillo, fechou a eleição com 52 prefeituras tendo Trindade e Abadia de Goiás como as principais cidades.
Disputando a primeira eleição, o Partido Social Democrático (PSD) surpreendeu e foi o terceiro partido mais vitorioso com 21 prefeituras. Rio Verde, Luziânia e Bonfinópolis foram as principais. O PT se mantém como a quarta força em Goiás e se consolida com permanência no comando da capital e de Anápolis com as reeleições de Paulo Garcia e Antônio Gomide. Junto com o PT, o PP, DEM e PTB conseguiram emplacar 17 candidatos a prefeitura.
Coadjuvantes no processo eleitoral, cinco partidos conquistaram importante vitória. O PTN assume Doverlândia, o PPL vai comandar Novo Gama, o PHS será o responsável por Jesúpolis, o PRB estará no comando de Itapuranga e o PRTB venceu em Itaberaí.