Foto: Site Oficial do candidato

Por volta das 19h20 deste domingo, o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) já concedia entrevista coletiva comemorando o resultado das urnas. Com o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Roussef, o petista derrotou o tucano José Serra e comanda, a partir do ano que vem, a maior cidade do país. Ele obteve 55,57% dos votos válidos, contra 44,43% do adversário. A cidade registrou 19,99% de abestenções, 7,26% de votos nulos e 4,34% de brancos.

Ex-ministro da educação dos governos de Lula e Dilma, Haddad iniciou a campanha eleitoral desacreditado e conseguiu chegar ao segundo turno com Serra desbancando o favorito Celso Russomanno (PRB).
Haddad tem 49 anos. Formado em direito, começou sua trajetória política no movimento estudantil da Universidade de São Paulo (USP). No Ministério da Educação, ajudou a implementar o Programa Universidade para Todos (ProUni) e a nova versão de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre as propostas apresentadas por Haddad durante a campanha estão a implantação de mil novos leitos hospitalares, a construção de três novos hospitais e a criação do bilhete único mensal para o transporte público.

O prefeito eleito terá a missão de administrar a maior e mais rica cidade do Brasil, com orçamento estimado para 2013 em aproximadamente R$ 42 bilhões. São Paulo tem Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 389,3 bilhões, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009 – o que representa 12,26% de toda a riqueza produzida no país.

Veja resultados em outras capitais