Foto: Site Fluminense
Com quatro rodadas de antecedência, o Fluminense sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro de 2012 neste domingo (11) ao bater o Palmeiras por 3 a 2 no Prudentão, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. O Flu chegou aos 76 pontos e contou com uma ajudinha do Vasco, que arrancou um empate com o Atlético-MG, segundo colocado com 65 pontos. Com o resultado, nem o Galo e nenhuma outra equipe pode alcançar o tricolor carioca nas próximas rodadas.
Este é o quarto título do Tricolor, que venceu em 1970, em 1984 e em 2010.
De quebra, o Fluminense ainda deixou o alviverde paulista com um pé na Série B pela segunda vez. O Palmeiras é o antepenúltimo colocado do Brasileiro, com 33 pontos.
Jogo
Fred, artilheiro da competição com 18 gols, anotou o primeiro da vitória do título, aos 45 da primeira etapa ao pegar o rebote de um chute de Rafael Sobis. O segundo também saiu dos pés dele, quando tentou um cruzamento aos oito minutos da segunda etapa. Maurício Ramos tentou cortar e mandou para as redes.
Depois de quase caído, o Palmeiras reagiu e diminuiu aos 15 minutos, com o pirata Barcos. Ele aproveitou rebote e fez o 14° na competição. O empate veio com Patrick Vieira, de cabeça, após cobrança de falta, aos 19 minutos.
Mas, ele, sempre ele, Fred, decidiu que o dia de comemorar mais um título – o quarto da história do Flu – seria neste domingo. Depois de cruzamento de Jean, ele completou de primeira para as redes. Gol. Taça. Tetracampeonato.
Mais da rodada
Ainda neste domingo, o Grêmio conquistou uma importante vitória contra o São Paulo por 2 a 1, no Olímpico, que deixou o time gaúcho na vice-liderança, com 66 pontos. O Galo perdeu o segundo lugar ao empatar em 1 a 1 com o Vasco e fica no terceiro lugar, com 65 pontos.