Ainda neste mês, os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderão se submeter ao exame de Legislação de Trânsito com maior comodidade e flexibilidade de horário, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), que inicia nos próximos dias a aplicação da prova teórica eletrônica. 

O presidente do órgão, José Taveira entende a implantação da prova eletrônica como um grande avanço no processo para a obtenção de CNH. Além de mais moderna, ela dará maior celeridade ao processo, pois logo após a conclusão do exame de LT, o candidato receberá o resultado. Caso tenha sido aprovado, no dia seguinte ele receberá a autorização para começar a próxima etapa do processo, ou seja poderá iniciar as aulas de prática de direção. Atualmente, após a aprovação na prova de LT, o candidato espera, em média, cinco dias para receber essa autorização.

O novo sistema, segundo Taveira, também deixa o processo mais transparente. Sem sair de casa, o candidato poderá acessar a prova que respondeu e saber seus erros e acertos. Outra vantagem é a flexibilidade de horário. Atualmente, as provas de LT são aplicadas apenas aos domingos pela manhã. Com a instalação da sala de prova eletrônica no Detran-GO, serão aplicados exames seis dias por semana. A sala de prova eletrônica também possibilitará o aumento do número de vagas. Em Goiânia são realizados cerca de dois mil exames de LT por mês. Só a sala do Detran-GO terá capacidade para atender mais de três mil candidatos por mês.

A implantação da prova eletrônica possibilitará a redução de custos para o Detran-GO e a maior segurança. No novo sistema, a prova só será acessada após a coleta da biometria do candidato. O caderno com as questões será formado no momento em que o aluno acessar o sistema.

“Cada aluno terá uma prova diferente. Temos um banco de questões. Quando ele acessar o programa, o sistema irá escolher aleatoriamente as questões da prova dele”, ressalta. A sala de prova terá a presença de fiscais e contará ainda com sistema de segurança interno, com câmeras de vídeo.