O índice de jovens envolvidos com a criminalidade em Aparecida de Goiânia cresceu nos últimos anos. Atualmente, 60% do total de pessoas flagradas praticando crimes são menores, jovens entre 18 e 25 anos.
O comandante do segundo comando regional da polícia militar, Coronel Sílvio Benedito, traçou o perfil dos jovens envolvidos na criminalidade. “Geralmente são reincidentes com práticas delituosas, estão fora das salas de aula, não estão estudando nem trabalhando, vem de uma família desagregada. Tem a questão social, educacional, da impunidade. Geralmente os maiores usam o menor para estar no meio do crime, para matar, roubar e muitas vezes a responsabilidade cai sobre o menor, porque ele sabe que a pena maior, segundo o ECA é de três anos de internação”, explicou.
Apesar da sensação de impunidade citada pelo coronel Sílvio Benedito, o comandante aponta quais operações têm sido realizadas para conter a onda de crimes em Aparecida. “Grandes operações, muitas abordagens, nós passamos de 106 mil abordagens a pessoas, muitas abordagens a motocicletas, a veículos. São mais de 30 operações, grandes operações deflagradas aqui pelo 2º Comando Regional, um número expressivo de armas apreendidas e de foragidos recapturados”, declarou.
783 pessoas foram flagradas pela PM praticando crimes como roubo, furto e porte ilegal de arma de fogo, além de tráfico de drogas. Deste total, 119 eram menores, e 352 tinham entre 18 e 25 anos.