Na tarde desta quinta-feira (29), em Rio Verde, um caminhão foi apreendido na BR-060 por transportar produtos perigosos de forma irregular. Ao ser abordado no Km 390, foi constatado que o veículo transportava além de 164 caixas de medicamentos, ração de animal e outros produtos de uso veterinário. No mesmo espaço do compartimento haviam 60 litros de um pesticida de alta toxidade, 30 quilos de veneno granulado para ratos e seis litros de veneno para barata, cujo transporte junto de alimentos ou medicamentos é proibido. De acordo com a Lei 9506/88 dos Crimes Ambientais.

Além das 16 autações lavradas pelas PRF, o veículo também foi autuado pela Vigilância Sanitária e pela Agrodefesa/GO, o que totalizou aproximadamente R$ 16.000,00 em multas. Parte da carga de medicamentos, três caixas, tiveram que ser incineradas pela Vigilância Sanitária, já que foi comprovado que elas estavam impróprias para o consumo humano.

O restante dos produtos e o caminhão foram encaminhados ao posto PRF e só foram liberados após a apresentação de outros dois veículos devidamente habilitados para cada tipo de transporte. Os envolvidos no crime serão investigados pela Polícia Civil por crime ambiental, que prevê uma pena de um a quatro anos de prisão. (Com informações da Polícia Rodoviária Federal)