A prefeitura de Goiânia tem tomado algumas medidas de redução de despesas para tentar fechar o ano com as contas no azul. Entre elas, a paralisação de obras e o adiamento e redução da iluminação de natal na cidade. Apesar destas ações, alguns vereadores apontam que a gestão pode fechar com déficit de até R$ 200 milhões.
O assunto foi levantado durante reunião da Comissão Mista da Câmara que aprovou o orçamento para 2013. Elias Vaz (PSOL) apresentou requerimento na Casa pedindo explicações da Secretaria Municipal de Finanças sobre as despesas da prefeitura.
“Na reunião da Comissão, o vereador Luciano Pedroso levantou a informação de que a prefeitura teria R$ 200 milhões a pagar para fechar até o fim do ano. Nós ficamos preocupados”, argumenta.
A fala de Luciano Pedroso, citada por Elias Vaz, é retrucada por Paulinho Graus (PDT), que é relator do orçamento de 2013. Ele afirma que os colegas não tem fundamento para as afirmações: “Tinham que trazer documentos e provar isso”, cobra.
Já o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) nega que a administração tenha mais despesas que a capacidade de pagamento até o fim deste ano. “A prefeitura compra e paga todo o dia. Nunca vai deixar de pagar. É igual na casa da gente. Ninguém deixa de ter conta pra pagar no fim do mês. Não há risco de fechar no vermelho, apesar da torcida contrária”, rebate.