Depois das tradicionais festas de fim de ano, chegou a hora dos pais se preocuparem com uma das “principais” despesas de início de ano e que normalmente tem um grande peso no bolso do consumidor: o material escolar.
Que as variações entre menor e maior preço são grandes, para produtos idênticos (mesma marca e modelo) isso é fato, alguns itens chegando a 280%. Contudo há ainda um agravante: os preços médios de cerca de 60% (59,46%) dos itens que figuraram na pesquisa de janeiro de 2012 comparado a janeiro de 2013, registraram aumento médio anual.
Com intuito de facilitar a vida do consumidor, o Procon Goiás divulgou uma pesquisa de preços com 71 (setenta e um) dos principais itens que normalmente são exigidos na lista de material escolar, pesquisados em 15 (quinze) estabelecimentos da capital, bem como uma série de orientações e cuidados que os pais e alunos devem ter, tanto na hora de analisar os itens que consta da lista, quanto no momento da compra, objetivando uma maior economia com a aquisição desses produtos. E, além disso, orientar sobre seus direitos, evitando desta forma, abuso por parte de algumas unidades de ensino.
Ressalta-se ainda, que a escolha dos estabelecimentos visitados, nas localidades onde a concentração desses estabelecimentos é maior, foi proposital, visando facilitar a pesquisa de preços por parte do consumidor, sem haver um gasto excessivo com transporte. (Com Informações do Procon Goiás)
Clique aqui para acessar o relatório completo da pesquisa
Clique aqui para acessar a planilha completa da pesquisa