Foto: Gerliézer Paulo/Portal 730
O presidente Regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Barbosa Neto, em entrevista à Rádio 730 na manhã desta quinta-feira (17), confirmou que o partido tem uma candidatura própria ao governo de Goiás em 2014. O nome é o do vice-presidente da legenda, José Batista Júnior, mais conhecido como Júnior Friboi.
Ouça a entrevista na íntegra: {mp3}BARBOSA_NETO_17_01{/mp3}
Barbosa ressaltou que está descartada uma aliança com o PSDB do governador Marconi Perillo e que o projeto próprio também independe de uma aliança com PT e PMDB. No entanto, as articulações continuarão até as proximidades do período eleitoral. Ele explicou ainda que o PSB elegeu 11 prefeitos, um grupo de vices, além de vereadores, consolidando uma forte estrutura para as ambições políticas futuras.
Segundo o presidente, o processo político de Goiás exige uma nova postura. Barbosa disse que o governador Marconi Perillo já preencheu o ciclo dele e descartou uma aliança com os tucanos nas próximas eleições. “É um momento de um novo ciclo para Goiás, projetos bonitos, sólidos e concretos precisam ser levados adiante. Não há chance de aliarmos ao Marconi em 2014. Estamos fazendo projetos para Goiás tendo como instrumento de execução a eleição do Júnior Friboi como pré-candidato ao governo do Estado”, exemplificou.
As articulações do PSB para as eleições de 2014 estão sendo trabalhadas com membros do partido em todo o Estado. Barbosa explica que nas eleições de 2012, ele e o então vice-presidente, Júnior Friboi percorreram alternadamente 160 municípios e pretendem repetir as ações este ano. “O PSB vai construir um projeto ao lado de segmentos organizados da sociedade como fizemos em 2006, propondo aos goianos que possamos ter um pé no hoje e um olho no amanhã, construindo Goiás que todos nós queremos”, salientou.
Barbosa esclarece que há uma discussão interna de que, possivelmente, a partir de fevereiro ou março, Júnior Friboi poderá assumir a presidência do PSB, com o intuito de agilizar o processo das eleições em 2014. “Não estou saindo do partido e sim estrategicamente construindo com ele o nosso projeto”, afirmou. De acordo com ele, cada cidadão tem o seu perfil, Júnior é um homem simples que construiu ao lado do seu pai e irmãos uma empresa que é orgulho para os goianos e essa seria a capacidade dele: realizar.
“Se o PSB somar aquilo que ele tem de prefeitos, vices, vereadores e articulações com outros partidos, nos faz crer na possibilidade de nos elegermos”, disse Barbosa. O presidente afirmou que buscará o apoio do PDT, PCdoB, PTN, PRTB, PT, PR e diversos outros partidos que estejam dispostos a construir esse projeto para Goiás. Ao ser questionado sobre o futuro político dele, Barbosa Neto afirmou que vai disputar as eleições em 2014, mas não especificou para qual cargo. “O povo quer saúde, segurança, aeroporto, ferrovia, qualidade de vida e educação e nós defendemos que possamos apresentar esse projeto com uma pessoa que é capaz de gerenciar isso”, finalizou.