A procuradoria-geral da Câmara Municipal de Goiânia recebeu nesta quarta-feira (01) o requerimento para criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Comurg, com 24 assinaturas, 10 além do número mínimo que torna a instalação obrigatória pela presidência da Casa. O autor, vereador Ronilson Reis (sem partido) contou com apoio de aliados do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) que mantêm insatisfações com a gestão e deram aval à apuração sobre a Companhia de Urbanização de Goiânia.
Entre as assinaturas coletadas, três são de vereadores do Republicanos, o mesmo partido do prefeito. São eles: Léo José, Isaías Ribeiro e Sabrina Garcez. A expectativa de Ronilson é de a CEI seja instalada em uma semana, com consequente definição de presidência, vice-presidência e relatoria. O prazo, na prática, depende da avaliação do presidente, Romário Policarpo (Patriota).
Outros vereadores que fazem parte da base do prefeito também contribuíram com suas assinaturas: Henrique Alves (MDB), Paulo Henrique da Farmácia (PTC), Sargento Novandir, Gerverson Abel e Thialu Guiotti (Avante), Raphael da Saúde e Márcio do Carmo (DC). O movimento da base representa virada no processo de criação da CEI da Comurg, já que, até dezembro, Ronilson não contava com mais de 12 assinaturas.

Oposição
Aava Santiago (PSDB) comemorou o protocolo da CEI nas redes sociais. “Não vai ter arrego diante de indícios de irregularidades e negligência na prestação de serviço”, escreveu a parlamentar.
Alvos
“Depois dos contratos sem licitação, de tentar passar às pressas na Câmara dos Vereadores um crédito suplementar de R$ 30 milhões à Comurg no apagar das luzes de 2022, da farra de comissionados, finalmente a câmara dará uma resposta à altura”, disse a tucana.

Mais suspeitas
O presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), apresentou requerimento à prefeitura para pedir cópias dos autos do processo de licitação para instalação de radares na capital. O documento foi protocolado nesta quarta-feira (01).
Valores
De acordo com o parlamentar, o valor chega a R$ 300 milhões e o seria apenas uma cópia de outro processo, realizado na cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso. Só que a licitação no estado vizinho acabou suspensa pela Justiça.
Argumento
“Tomei a liberdade e vou fazer um requerimento. Espero que a prefeitura responda de forma rápida e objetiva. Solicitando cópia do processo, porque percebi que é um copia e cola, inclusive mantendo as vírgulas, de um edital feito em Rondonópolis”, disse Policarpo.

Reforma
Suplemento do Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (01), confirmou a nomeação do ex-deputado federal Delegado Waldir Soares (UB) na presidência do Detran, como antecipado pela Coluna. Agora ex-presidente do órgão, Eduardo Machado (Podemos) deve ser escalado para outro espaço no governo.
Atendimento
O governador Ronaldo Caiado (UB) também trocou o comando da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sai Márcio César Pereira e entra o ex-candidato a deputado federal, José Frederico Lyra Netto (MDB).
Avaliação
Há ainda convite pendente ao presidente do Progressistas (PP), Alexandre Baldy, para a presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Aliados do governador apontam que Waldir pode ser alternativa da base para a disputa à prefeitura de Aparecida de Goiânia, enquanto Baldy poderia unificar o grupo, hoje rachado, em Anápolis.

Educação
A Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação projeto de lei para criar o cadastro de obesidade infanto-juvenil nas escolas de ensino fundamental e médio na rede estadual de Educação do Estado de Goiás. A proposta ainda depende de aprovação em segundo turno e sanção do Executivo.
Exames na escola
O texto, do deputado estadual Karlos Cabral (PSB), torna obrigatória a verificação do estado nutricional dos alunos dos períodos citados. “Nos primeiros trinta dias de cada ano letivo, a respectiva instituição educacional deverá submeter a totalidade de seus alunos, de forma individualizada, a avaliação antropométrica, constituída de medidas de massa corporal (peso), estatura e circunferência abdominal”, diz trecho da lei.
Acompanhamento
O cadastro e os dados de saúde de cada estudante deverão ser enviados pela instituição de ensino às Coordenadorias Regionais de Educação e Saúde.