O governador Marconi Perillo e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) promoveram na manhã desta quinta-feira a inclusão dos novos beneficiários do Programa Bolsa Universitária (PBU). A solenidade ocorreu no Centro de Convenções e concedeu o benefício a 7.952 estudantes contemplados no processo seletivo do segundo semestre de 2012.

Desse total de novos alunos beneficiados, mil receberão a bolsa integral. Os outros 6.952 terão direito à bolsa parcial – com valor inicial de R$ 300. Marconi Perillo divulgou também a data de abertura das inscrições para os dois processos seletivos de 2013. O primeiro terá início a partir de março, com 5.000 vagas, e o segundo a partir de agosto, com 10.000 vagas.

“Hoje, 7.952 jovens carentes que não teriam condições de completar seu curso superior ou até sequer pensar em estudar em uma faculdade, recebem este benefício. E o mais importante: anunciamos a abertura a partir de março para mais 5.000 alunos e, a partir de agosto, para
mais 10.000″, afirmou Marconi.

Afreni Gonçalves, coordenador geral da OVG, revelou quais são as próximas metas do programa e explicou a mudança do regime anual para o semestral.

“Esse pessoal que está sendo contemplado hoje fez inscrição em setembro e outubro. Já estão recebendo o benefício agora. Antes, o processo era anual. Agora, não. É semestral e a triagem é feita no mesmo ano. O governador Marconi Perillo já falou e volta a ressaltar que a meta é chegar ao fim de 2014 com 150 mil jovens tendo essa oportunidade”.

A estudante Wanessa Barreto, de 32 anos e contemplada com o a bolsa parcial para o curso de direito, dá mais detalhes sobre o benefício e como funciona o processo de concessão.

“É um benefício muito importante para nós que temos dificuldade em pagar a faculdade. É com essa ajuda que vamos conseguir formar. Inicialmente, fazemos a inscrição pelo site, entregamos os documentos na faculdade e recebemos a visita da OVG. Depois, sai no site se fomos contemplados ou não. O processo dura aproximadamente dois meses.”

Criado em 1999, o Bolsa Universitária contempla atualmente 16.128 estudantes. Os critérios socioeconômicos necessários para adquirir o benefício são: renda bruta familiar mensal inferior a três salários mínimos para bolsa integral e inferior a seis salários mínimos para bolsa parcial. Em contrapartida, o estudante beneficiado deve se comprometer a prestar serviços em instituições parceiras cadastradas na OVG.