A campanha até aqui já foi a melhor da história em 44 edições da competição. Nem mesmo Túlio, Josué e Araújo, ídolos esmeraldinos, conseguiram repetir tal feito. Nem mesmo o mais apaixonado dos esmeraldinos esperava uma campanha tão heroica. O Goiás encara o Santos nesta sexta-feira, ás 10h da manhã, no Pacaembu, podendo fechar a 44ª Copa São Paulo de Futebol Júnior com chave de ouro: o título.
 
As duas equipes percorreram um caminho muito semelhante nessa edição da Copinha, mas o time esmeraldino tem um campanha melhor que o alvinegro praiano. O Goiás venceu as três partidas da 1ª fase, enquanto o Santos venceu duas e empatou uma. Na fase mata-mata, as duas equipes tiveram duas vitórias no tempo normal, e outras duas na decisão por pênaltis.
 
O time esmeraldino, comandado pelo técnico Augusto, chegou a decisão após uma batalha digna dos grandes sucessos cinematográficos. Contra o Bahia, empate por 1 a 1, com um jogador a menos durante o 2º tempo, com o goleiro Paulinho defendendo dois pênaltis (um que mandou voltar e o outro valendo). Nos pênaltis, mais uma vez Paulinho, com toda a tranquilidade de um candidato a ídolo, defendeu mais duas cobranças e o Goiás chegou a final.
 
O time tem problemas para a grande final. O zagueiro Yago, expulso contra o Bahia, desfalca a defesa. Outro desfalque importante é do lateral direito Clayton Sales, destaque durante a Copinha, que tomou o terceiro cartão amarelo. Em compensação, o zagueiro Felipe Pitbull e o volante Rodrigo voltam ao time titular. Na direita, Péricles ganha a oportunidade de iniciar a decisão.
 
“É uma felicidade chegar a final da Copa SP, um momento tão importante como esse, ainda mais porque eu não estava atuando, joguei poucas partidas. Joguei contra o Lemense e entrei contra o Guarany, na 1ª fase. Com essa oportunidade, tenho que agarrar, fazer o que o Clayton tem feito e tentar manter o mesmo nível para sair com esse título”
 
Adversário em casa
 
O novo e último obstáculo no caminho do Goiás nessa Copinha é o Santos, que tem hoje uma das melhores categorias de base no Brasil, e de onde saiu, recentemente, o craque Neymar. As duas equipes se enfrentaram recentemente: pela Copa do Brasil Sub-20, foram dois jogos: 0x0 na Serrinha e depois uma sonora goleada alvinegra por 7×1 na Vila Belmiro.
 
Daquele time que goleou o Verdinho no dia 16 de outubro de 2012, o Santos terá em campo sete dos 11 titulares que atuaram naquela ocasião. O técnico do time paulista, Claudinei Oliveira, terá os retornos do volante Lucas Otávio e do meia Léo Citadini, que cumpriram suspensão contra o Palmeiras na semifinal. Neilton, o “novo Neymar”, autor de três gols na semifinal, ainda não está confirmado.

FICHA TÉCNICA 

SANTOS X GOIÁS

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 25 de janeiro de 2013, sexta-feira 

Horário: 10 horas (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Auxiliares: Fabrício Porfírio de Moura
        Marcos Rodrigues Monteiro
 
SANTOS: Gabriel Gasparotto; Alison, Walace, Jubal e Emerson; Lucas Otávio, Leandrinho, Pedro Castro e Leo Cittadini; Neilton e Giva

Técnico: Claudinei Oliveira

GOIÁS: Paulinho, Péricles, Felipe, Allef e Mário Sérgio; Túlio, Rodrigo, Liniker e Jarlan; Paulo e Erik

Técnico: Augusto César