O Goiás atingiu nessa temporada de 2013 a melhor campanha de todas as 44 edições da Copa SP de Futebol Jr, ao chegar a grande final nesta sexta-feira, as 10h da manhã, contra o Santos no Pacaembu. Mas, antes disso, o Esmeraldino já tinha realizado boas campanhas na competição, como por exemplo em 1991 e também em 1998.

Em 1991, o “Verdinho” fez a melhor campanha na Copinha, até esta edição de 2013. Em um time que contava com Kleber Guerra, Reidner, Marcelo Borges, Luizinho, Marcelo Batista, Luís Carlos, entre outros. O time esmeraldino estava no Grupo A da competição, que ainda tinha o Novorizontino-SP, o Monte Negro-SP, o Fernandópolis-SP e o Comercial-MS

No primeiro jogo, empate por 1 a 1 contra o Novorizontino. No segundo, novo empate por 1 a 1 contra o Comercial. A primeira vitória veio no terceiro jogo, 1 a 0 frente ao Monte Negro. Na sequencia, nova vitória por 2 a 0 sobre o Fernandópolis e vaga garantida na 2ª fase.

Em um novo grupo, o Goiás venceu o Noroeste-SP por 2 a 1, a Internacional de Limeira-SP por 4 a 1 e empatou por 2 a 2 com o União São João, se classificando para a semifinal. O adversário foi a Portuguesa, que tinha o habilidoso Denner, o artilheiro Sinval e o completo Bentinho, que não deram chance aos garotos esmeraldinos: 3 a 1. Na decisão de 3º lugar, o Goiás também perdeu: 3 a 0 para o São Paulo, terminando a competição no 4º lugar.

Geração Araújo

Outra campanha do “Verdinho” que chamou atenção aconteceu na temporada de 1998, e revelou dois dos maiores ídolos esmeraldinos: um volante baixinho chamado Josué e um garoto canhoto, veloz e habilidoso chamado Araújo, ambos vindos do Porto-PE. O Goiás ficou no Grupo J e encarou o Guaratinguetá-SP, o Sport-PE e o Vitória-BA.

No primeiro duelo, vitória contra os baianos por 1 a 0. No segundo, nova vitória contra os pernambucanos por 2 a 1. No terceiro jogo da fase de classificação, nova vitória por 2 a 1 sobre o Guaratinguetá. Na 2ª fase, o Goiás ficou no 0 a 0 no tempo normal contra o Lousano Paulista, e venceu na prorrogação por 1 a 0. Nas quartas, empate por 3 a 3 contra o Flamengo no tempo normal, e na prorrogação, derrota por 3 a 0, que levou o Goiás de volta para casa com o 5º lugar.