A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) realizaram na manhã desta sexta-feira a entrega simbólica do leite especial para mães soropositivas cadastradas no programa “Prevenir para a Vida”. O repasse ocorreu no Setor de Adesão do próprio HDT e contou com mil latas do leite especial tipo 2, que é próprio para crianças de nove a 18 meses. Também foram doados dois mil pacotes de leite em pó comum e 240 enxovais.
O leite especial tipo 1, repassado pelo governo federal, é exclusivamente direcionado para crianças de até seis meses. A medida de expandir essa doação com o leite tipo 2, encampada também pela Rádio 730, tem como objetivo principal o combate à transmissão vertical, ou seja, a transmissão do vírus HIV de mãe para filho, como explica Letícia Aires, diretora técnica do hospital.
“Esse leite vai suprir a necessidade das mães e crianças que precisam. Hoje em dia, ter HIV não significa também não ter filhos. Não significa um impedimento. A transmissão vertical é um coisa possível de ser controlada. Conseguimos contratá-la através de ações de pré-natal e de medicamento. Então, essa ação do leite é extremamente importante na manutenção da saúde dessas famílias”.
O programa “Prevenir para a Vida” é desenvolvido pelo Setor de Adesão do HDT desde 2003. No início deste ano, recebeu apoio da OVG após participação efetiva da Rádio 730 e do programa Clube da Felicidade, comandado por Kadmous Alassal.
Segundo Letícia Aires, 552 mães soropositivas já passaram pelo programa. Atualmente, a taxa de transmissão vertical em Goiás estaria próxima de zero, número considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde.