A prestação de contas mensal de cada prefeitura deve ser entregue 45 dias após o término de cada mês. Isso é lei. Dessa forma, a referência do mês de dezembro de 2012 em todas as administrações municipais goianas deveria ter sido entregue ao Tribunal de Contas dos Municípios até esta quinta-feira (14). Em período de mudanças nas administrações, nem todos os prefeitos que encerraram o mandato no dia 31 de dezembro cumpriram a determinação.
A Associação Goiana de Municípios, espera receber cerca de 98% das prestações de contas, como aconteceu nos últimos anos. Os documentos também devem ser entregues aos atuais prefeitos. Segundo o presidente da AGM, Luiz Stival, no ano passado foram realizados vários seminários para orientar os prefeitos e técnicos administrativos, no entanto, nem sempre o que é repassado é cumprido.
Quanto ao balanço administrativo referente ao ano de 2012, o prazo de entrega é dia 15 de abril. Se algo der errado, algum item não for preenchido e/ou faltar documentos comprovatórios de gastos cometidos pelas prefeituras, os administradores já estão avisados: são passíveis de sansões e não importa se já deixaram os cargos, conforme lembra o presidente da AGM, Luiz Stival. – Informações da repórter Lyra Rúbia.