A Polícia Civil prendeu na terça-feira (19) o ex-prefeito de Anicuns, Valto Francisco Vieira, o Valto Buzina, condenado a 15 anos de prisão por ser um dos mandantes do assassinato de seu ex-vice-prefeito da cidade, Paulo Alexandre de Almeida Brito, em 7 de janeiro de 1998, em Goiânia. Ele estava foragido desde agosto do ano passado, quando teve sua prisão decretava pelo juiz da 14ª Vara Criminal de Goiânia, Lourival Machado da Costa.

De acordo com a delegada titular da Delegacia de Investigação de Homicídio (DIH), Adriana Ribeiro, Valto buzina começa a cumprir sua pena nesta quarta-feira, na Penitenciária Odenir Guimarães (POG).

A delegada justificou a demora na prisão devido as constantes mudanças de endereço. Segundo ela, o foragido viveu em várias casas em Anicuns e em Goiânia desde que foi condenado.

Crime
Valto Francisco Ferreira e seu irmão, também ex-prefeito de Anicuns, Francisco Alves Neto, o Chico Buzina, foram denunciados e condenados como mandantes da morte do ex-vice-prefeito de Anicuns, Paulo Alexandre de Almeida Brito, em 1998.

Paulo Alexandre era vice-prefeito de Valto Buzina. De acordo com a tese de acusação, o crime foi motivado por disputas políticas entre a vítima e a família Buzina. Além dos dois irmãos, foram condenados pelo assassinato os irmãos e policiais militares, Izaías Clementino Barbosa e Iraí Liberato Barbosa, que agenciaram o pistoleiro Joseano Batista dos Santos, que também está preso.

Apesar do crime, a família Buzina permanece muito forte em Anicuns. Atualmente a cidade é administrada por Manoel Vicente Vieira (PSD), irmão dos dois mandantes do assassinato de Paulo Alexandre.