O Ministério da Cultura disponibilizou editais para criadores e produtores negros que podem se inscrever até dia 25 de março. Participam da seleção dos projetos aquelas pessoas que se autodeclararem afrodescendentes. As vertentes dos projetos são: curta metragem, arte negra, autores e pesquisadores negros e pontos de leitura.

 A gerente das comunidades tradicionais da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), Lucilene dos Santos Rosa diz que o objetivo é atender a demanda da reivindicação do movimento negro. “Esse é o primeiro ano que o Ministério da Cultura (Minc) atende esse pedido e cria esse edital voltado para negros, tendo validade até 2014”, ressalta a gerente Lucilene. Serão disponibilizados nove milhões em verbas.

As inscrições são realizadas através do site: www.cultura.gov.br. A coordenadora de Editais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Lina Távora explica que serão selecionados dez curtas-metragens a partir de 10 minutos com o valor de até 100 mil reais. A temática é livre e podem se inscrever jovens de 18 a 29 anos. Os outros editais podem ser acessados diretamente no site do Ministério.

Oficina
No dia 28 de fevereiro, das 14 às 18 horas a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) estará oferecendo uma oficina no centro de referência da igualdade com dois técnicos do Ministério da Cultura para orientar os participantes. A Secretaria de Cultura do Estado de Goiás também estará presente. O encontro será realizado na Avenida Goiás, abaixo a Rua 55, n° 1.496, setor Central.  Após as 18h a Semira em parceira com a Fundação Cultural Palmares realizará um círculo de debates sobre o Programa Pró-Capoeira.