O automobilismo brasileiro teve uma grande perda na madrugada desta segunda-feira (11). Morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, Wilson Fittipaldi, o Barão, ex-radialista e pai de Emerson Fittipaldi e Wilson Fittipaldi, pilotos que se destacaram aos longo dos anos em diversas categorias. O Barão estava internado desde o dia 25 de Fevereiro no Hospital Copa D’or, com graves problemas respiratórios, e os detalhes do falecimento não foram divulgados. O enterro será no fim da tarde desta segunda-feira, no Cemitério da Paz, em São Paulo.
Emerson Fittipaldi usou sua conta no Instagram para informar a morte e também fazer uma homenagem ao pai. Outros pilotos também fizeram homenagens nas redes sociais, como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e também Christian Fittipaldi, neto do Barão.
“Muita saudades, meu Pai querido! Obrigado por tudo que você fez para a nossa família! Te amo. Nosso patriarca foi encontrar Deus, Jesus e nossos parentes”, escreveu Emerson.
Wilson Fittipaldi foi o criador da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e um dos principais responsáveis por alavancar o esporte a motor no Brasil. O Barão fez a primeira narração de uma corrida no rádio brasileiro, até que em 10 de setembro de 1972, protagonizou um momento marcante: pela Rádio Jovem Pan, narrou a conquista do primeiro título mundial de Emerson Fittipaldi na F1, quando o filho corria pela Lotus, no circuito de Monza, na Itália.